Em casamento secreto, fornecedores usam até nomes falsos para os noivos

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

Que o casamento de Angelina Jolie e Brad Pitt era esperado, não há dúvidas – desde que os dois ficaram noivos, em 2012, todos queriam saber quando os dois oficializariam a união. O que ninguém esperava era que o casal conseguisse manter em segredo completo sua união – a ponto de ela só vir à tona cinco dias depois de ter acontecido. A fórmula não é nova: vários casais de famosos já optaram por manter o casamento em sigilo para não sofrer com o assédio da imprensa. Mas como fazer isso?

Dependendo do casal, até termos de confidencialidade podem ser definidos para evitar que se vaze qualquer informação, explica o cerimonialista Roberto Cohen, que já trabalhou nos casamentos de Juliana Paes, Angélica e Latino. "Quando a celebridade quer total discrição, para cada fornecedor é pedido que assuma um termo de confidencialidade. Ou seja, ele é proibido de divulgar qualquer coisa sobre o cliente a menos que autorizado por escrito por aquele cliente", afirma.

A prática é comum no mercado. Fábio Amaral, diretor da Conceição Bem Casados, confirmou que isso acontece, mas ressaltou que é parte da política da empresa não divulgar informações sobre o que é produzido – tanto que eles já têm um protocolo para lidar com jornalistas que ligam procurando informações. "Às vezes as pessoas ligam mentindo, falando que é assessor do artista. Aí a gente pede pra encaminhar um e-mail. A gente nunca passa as informações por telefone", explica ele. A empresa já trabalhou com nomes como Eliana, Flávia Alessandra e Ana Maria Braga.

Reprodução/Instagram
Gisele Bündchen e Tom Brady se casaram longe dos holofotes, em mansão na Costa Rica

Até os nomes dos noivos já foram trocados no pedido para evitar problemas. "Já aconteceu de agendar cliente com nome falso para não ter esse perigo. A gente troca os nomes dos noivos. Às vezes esses repórteres são incisivos, eles intimidam, aí a gente coloca nome falso pra ninguém fazer confusão".

Isabella Suplicy, que já fez doces para as bodas de Luciana Gimenez, Danielle Winits e Angélica, afirmou que nunca chegou a assinar um termo de compromisso, mas sempre trata com discrição as informações de todos os seus clientes. "É na base da confiança. Para a gente, se estamos trabalhando para um famoso ou não é a mesma coisa. É normal. A gente não passa informação de nada. A única pessoa que pediu [termo] foi a Athina Onassis [socialite]. Mas não assinei, porque já estava saindo na imprensa que eu ia fazer, e acabei não fazendo o casamento dela".

O nome dos noivos também não fica acessível a toda a equipe.  "A minha equipe é superenxuta, bem pequena. E quem têm acesso a essas informações sou eu e duas pessoas que trabalham comigo. Os funcionários não têm acesso a de quem é, de quem não é. E são pessoas de minha confiança, que trabalham comigo há 15 anos, nunca tive nenhum problema".

Mas depois que o casamento já aconteceu e as informações sobre ele foram liberadas, não há problemas em falar sobre os produtos. "Depois, vira público. Acaba saindo em revista, em blog, Instagram, com o nome da marca. Aí não tem problema", diz Fábio Amaral, da Conceição Bem Casados. Isabella concorda: "A gente liga para o cliente, e se o cliente autoriza, nós passamos. E dos famosos, quase todos autorizaram. Nunca tive nenhuma estrela. A gente só não passa preços".

Convidados

Gabriel Fagundes/AgNews
Ivete Sangalo e Daniel Cady se uniram em cerimônia discreta para poucos convidados

Bem mais difícil do que lidar com a discrição dos fornecedores, porém, é lidar com a dos convidados, que passam a ter acesso a todas as informações da festa assim que recebem o convite. E quando o casal tem medo de que o local da festa possa ser revelado, é comum não o revelarem logo no convite.  "Se você tem medo que seu convidado divulgue onde será, muitas vezes a gente cria um lugar para que o convidado estacione e dali nós o levamos para o local da recepção. Eu já fiz casamentos em que o convite dizia 'a realizar-se em um local surpresa', ou 'sobre um gramado preparado por Deus'", conta Roberto.

O cerimonialista já produziu um casamento em que os noivos mantiveram só o local da festa em segredo e foram para lá de helicóptero. "Já tive uma modelo brasileira que casou com uma supercelebridade americana em Búzios. Eles colocaram no convite que a cerimônia aconteceria no Yatch Clube. Quando acabou a cerimônia, várias vans vieram e começaram a levar os convidados para o local da recepção. Então, baixou um helicóptero e levou o casal para a recepção", relembra.

Contudo, mesmo com tantos cuidados é raro que um casamento de noivos notórios possa acontecer totalmente em segredo. "Eu já vi essa vontade, mas não vi isso realmente acontecer. Vamos falar um numero mínimo de 100 convites. Se cada convidado contar para o seu melhor amigo, a coisa fica louca, então acaba o segredo. Houve a tentativa, mas hoje em dia, principalmente com a internet, acho que é muito difícil".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos