Ameaça de vazamento de fotos íntimas Emma Watson era viral

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Ameaças à atriz Emma Watson não eram reais

    Ameaças à atriz Emma Watson não eram reais

A ameaça de divulgar fotos da atriz Emma Watson nua, supostamente feita por hackers no último fim de semana, era na verdade um viral. Na noite da última terça-feira (23), o site Emma, You're Next (Emma, você é a próxima, em português), onde seriam publicadas as imagens da atriz, passou a redirecionar para a página de uma campanha chamada #ShutDown4chan (Feche o 4chan).

No site da campanha, seus realizadores conclamam as pessoas a se juntarem a eles para "evitar que mais fotos íntimas fossem vazadas". No último mês, o 4chan esteve no centro de dois escândalos de vazamento de fotos íntimas de celebridades, obtidas ilegalmente e divulgadas por hackers no site, afetando nomes como Jennifer Lawrence e Kim Kardashian. "Nenhuma dessas mulheres merece isso, e juntos podemos fazer uma mudança", termina a campanha.

No site, há ainda uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo pelo fechamento do 4chan. Os autores se identificam apenas como uma empresa chamada Rantic Marketing, que, segundo o site Mashable, não existe de verdade e foi criada por um grupo conhecido por criar virais na internet. Eles teriam criado em 2013 um site falso da série "Family Guy", com uma contagem regressiva para uma mensagem do personagem Brian.  

De acordo com a revista "Dazed & Confused", ainda não se sabe se o site é de fato uma campanha ou se tudo não passou de uma brincadeira para chamar atenção para o grupo.

Internautas do próprio 4chan e de outros fóruns online, como o Reddit, já haviam levantado dúvidas da existência de fotos autênticas de Emma. Muitos notaram que, caso as imagens de fato existissem, elas já teriam sido levadas a público, assim como as de Jennifer Lawrence e outras famosos. Outros disseram que o tempo até a suposta de divulgação é mais do que suficiente para imagens falsas de Watson serem criadas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos