Cissa Guimarães se emociona e se diz aliviada por condenação de atropelador

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Cissa Guimarães usa camiseta com o rosto do filho, Rafael Mascarenhas, para apresentar o "Mais Você"

    Cissa Guimarães usa camiseta com o rosto do filho, Rafael Mascarenhas, para apresentar o "Mais Você"

Cissa Guimarães se emocionou no "Mais Você" desta segunda-feira (26) ao falar sobre a condenação a condenação de Rafael de Souza Bussamra, responsável pelo atropelamento que ocasionou na morte de seu filho Rafael Mascarenhas no dia 20 de julho de 2010, no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul do Rio. 

"Essa sentença foi quase inédita. Quero agradecer muito ao meu advogado, à minha família. Quero agradecer a todos que apoiaram a gente nesses quatro anos e meio. Acho que é uma conquista de todos nós. Não posso dizer que estou feliz. Mas estou aliviada, estou esperançosa", disse a atriz e apresentadora.

Rafael Bussamra foi condenado a sete anos de reclusão (regime fechado) e mais cinco anos e nove meses de detenção pelos crimes de corrupção ativa, homicídio culposo, inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico, afastamento do local do acidente para fugir à responsabilidade penal e participação em competição automobilística não autorizada. O pai do atropelador, Roberto Martins Bussamra também foi condenado a oito anos e dois meses de reclusão e mais nove meses de detenção pelos crimes de corrupção ativa e inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico.

Cissa revelou que o juiz responsável pelo caso criticou duramente o fato de os acusados, pai e filho, terem tentado subornar a polícia. "Acho que a sentença vale como uma reflexão. Não existe a educação de um pai que acoberta o crime de um filho. A gente não pode fazer tudo por um filho. Você tem que criar gente. Você não pode ter descaso por uma vida. Eles quebraram a minha família. É um descaso. Acho que a gente tem que refletir sobre como criamos nossos filhos".

Em seguida, ela completou: "Mesmo na minha maior dor, eu me sinto feliz como cidadã. Torço para que isso nunca mais aconteça. Falo pelo coração de todas as mães. Queremos que nossos filhos saiam de casa e saibamos que eles vão voltar".

Em entrevista ao UOL na última sexta-feira, Cissa já havia dito que estava esperançosa pela decisão. "Foi uma luta enorme de quatro anos e nove meses, dolorosa para mim e minha família. Como cidadã, me sinto esperançosa de alguma maneira por essa decisão de luz, torço para que ela ilumine de alguma maneira todas as pessoas".

Relembre o caso

Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães e do músico Raul Mascarenhas, morreu no dia 20 de julho de 2010, no Rio de Janeiro. Ele foi atropelado por Rafael Bussamra que trafegava no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul, na pista sentido Gávea. Naquele momento, o túnel estava interditado para manutenção e Rafael estava andando de skate.

Rafael chegou a ser operado, mas não resistiu aos ferimentos. Ele sofreu politraumatismo na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. Rafael era irmão por parte de pai da cantora Mariana Belém. Cissa é mãe ainda de Thomás e João.

Em março de 2012, Cissa chegou a inaugurar uma pista de skate em Saquarema, região dos lagos do Rio, em homenagem a Rafael.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos