Nasce filha de Kate Middleton e Príncipe William, a 4ª na sucessão ao trono

Do UOL, em São Paulo

Kate Middleton deu à luz sua primeira filha com o Príncipe William, neste sábado (2), no hospital St. Mary, em Londres – na mesma ala, chamada de Lindo Wing, onde nasceram os irmãos William e Harry, além de George, primogênito dos duques de Cambridge. A expectativa para o nascimento do segundo bebê real foi aguardada com entusiasmo pelos fãs, que levaram bandeiras e faixas da Inglaterra enquanto esperavam pelo anúncio na porta do centro médico.

A menina nasceu às 8h34 local (4h34 em Brasília), pesando 3,7 quilos. Mãe e bebê passam bem. As informações sobre o trabalho de parto e o nascimento foram divulgadas pelo Palácio de Kensington pela internet ao longo da manhã de sábado. 

O nome da nova herdeira deve ser divulgado apenas nos próximos dias. Nas casas de apostas britânicas, o favorito é Alice. O bebê receberá o tratamento de alteza real e terá o título de princesa de Cambridge. 

Segundo nota do Palácio de Kensington, Kate deu entrada na ala privada do hospital de St. Mary, no centro de Londres, às 6h local (2h em Brasília), após sentir as primeiras contrações. 
 
William, de 32 anos, e Kate, de 33, chegaram ao local de carro após deixarem o palácio de Kensington, residência oficial do casal na capital britânica. No mesmo hospital, a duquesa deu à luz seu primogênito, no dia 22 de julho de 2013. O parto foi realizado pelo obstetra Guy Thorpe-Beeston, ginecologista de Kate, e Alan Farthing, médico da rainha.
 
O batizado deve acontecer nos próximos meses, de acordo com os rituais da Igreja Anglicana, com direito à réplica de uma roupa usada pela filha mais velha da rainha Victoria em seu batizado, em 1841.
 
O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, celebrou a notícia, cujo impacto na campanha para as eleições da próxima quinta-feira é objeto de debate. 
 
"Felicidades ao duque e à duquesa de Cambridge pelo nascimento de sua filha. Estou absolutamente feliz por eles", escreveu no Twitter, uma mudança significativa na comparação com um período distante em que o governo enviava o ministro do Interior ao parto para certificar que o filho era legítimo.
 

Quarta na sucessão
A menina de Kate e William ocupará o quarto lugar na linha de sucessão ao trono britânico – atrás do avô Charles, do pai William e do irmão George, e à frente do tio Harry. Há poucas chances de que a nova herdeira assuma o trono, mas é possível. A última pessoa em quarto lugar a se tornar rei foi George 6º, pai da Rainha Elizabeth 2ª. Ele chegou ao trono após seu irmão mais velho, Edward 8º, ter abdicado.

Na semana passada, William aproveitou a licença paternidade para comprar roupas da cor azul em Londres. Ele estava acompanhado de dois seguranças e um assistente que o ajudaram a escolher as peças. 

A gestação de Kate foi marcada por complicações. Seguindo recomendações médicas, ela precisou cancelar uma viagem oficial a Malta em setembro do ano passado porque estava sofrendo de hiperêmese gravídica, o que prova vômitos e fortes enjoos.

Em janeiro deste ano, Kate contou para um grupo de adolescentes na capital inglesa sobre a gravidez. "Ele está mexendo o tempo todo. Estou sentindo-o chutar agora", disse na ocasião.

John Stillwell/AP
Primeiro filho de Kate e William, George nasceu em 2013
A segunda gravidez da duquesa de Cambridge foi anunciada pela família real no dia 8 de setembro. "Suas Altezas Reais, o Duque e a Duquesa de Cambridge, estão muito felizes em anunciar que a Duquesa de Cambrigde está esperando seu segundo filho", dizia o comunicado oficial.

O príncipe George Alexander Louis nasceu no dia 22 de julho de 2013 em meio a uma grande expectativa e após um interminável cerco midiático de mais de três semanas. Desde meados de junho, as emissoras de televisão do mundo inteiro haviam instalados tripés e câmeras em frente à porta de entrada da ala Lindo, à espera da chegada do possível futuro rei.

Para evitar um alvoroço similar, o palácio de Kengsington ordenou a instalação de várias grades nos arredores da clínica. Também proibiu o estacionamento de veículos nas proximidades até 30 de abril em razão deste "acontecimento especial", segundo os painéis luminosos.

Licença paternidade
 
O príncipe William iniciou mais cedo sua licença paternidade como piloto de helicóptero-ambulância às vésperas do nascimento de seu segundo filho. 
 
Um porta-voz do palácio de Kensington, a residência oficial de William e Kate, informou: "O Duque de Cambridge completou a primeira parte de seu treinamento como piloto de helicóptero ambulância mais cedo do que o esperado. Isso aconteceu devido a uma combinação entre o Duque ter tido um bom desempenho em vários módulos e as boas condições meteorológicas que permitiram que o treinamento progredisse mais rápido do que o planejado".
 
Caso ainda estivesse em treinamento quando Kate entrasse em trabalho de parto, William teria de pegar duas horas de estrada para chegar a Londres. Ele deverá voltar a suas funções na próxima rodada de treinamento, em 1º de junho, após alguns compromissos oficiais em maio.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos