Caitlyn Jenner chora ao receber prêmio: "Aceitem como as pessoas são"
Do UOL, em São Paulo
Caitlyn Jenner, que assumiu sua transexualidade e tem lutado pelos direitos da comunidade trans nos últimos meses, recebeu um prêmio especial, Arthur Ashe Award for Courage, por sua coragem, no ESPY Awards, em Los Angeles, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (15). A premiação homenageia atletas americanos que se destacaram no último ano.
Durante seu discurso no palco, a ex-atleta se emocionou e pediu para que acabe o preconceito às pessoas trans.
"É uma honra ter a palavra 'coragem' associada à minha vida. Mas, nesta noite, outra palavra vem à minha mente e é 'felicidade'. Se você quer me xingar, fazer piadas, duvidar das minhas intenções, continue. Eu aguento. Mas a verdade é que há milhares de crianças lá fora tentando chegar a um acordo sobre quem elas são e elas não deveriam ter de lidar com isso. Então, às pessoas que estão se perguntando o que é tudo isso, se é coragem ou publicidade, é o que acontece a partir daqui. Não é sobre uma só pessoa. É sobre milhares de pessoas, não apenas sobre mim. É sobre todos nós aceitarmos uns aos outros. Aceitem as pessoas como elas são", falou ela limpando as lágrimas.
Na plateia, os filhos Brody, Kylie e Kendall assistiam ao discurso da "mãe trans" sobre as dificuldades que tem sentido depois de assumir sua nova vida.
"A verdade é que antes, apenas alguns meses atrás, eu nunca tinha conhecido ninguém que era trans. Agora, como vocês veem, eu vejo esta minha situação em mim mesma, em privado. Tem sido [uma situação] de abrir os olhos, inspirador, mas também assustador."
Já sobre a juventude trans, ela também defendeu que eles têm ficado perdidos. "Estão ficando intimidados, eles estão apanhando. Eles estão sendo assassinados. E eles estão cometendo suicídio. Com a atenção vem a responsabilidade. Como um grupo, como atletas, vocês conduzem vidas, o que você faz é absorvido e observado por milhões de pessoas, especialmente pelos jovens. E eu sei que da minha responsabilidade", disse ela que já foi atleta quando ainda era conhecida como Bruce Jenner.
No evento também compareceram alguns artistas famosos como os atores Ben Affleck e Jake Gyllenhaal e as cantoras Ciara e Britney Spears.
Veja também
- Canal E! divulga a primeira foto de Caitlyn Jenner para nova série
- Miley Cyrus doa revistas de Caitlyn Jenner e arrecada US$69 mil para pesquisas da Aids
-
- Petição online tenta cassar medalha de campeão olímpico que virou mulher
- Para Laerte, visibilidade de transgêneros na TV é positiva, mas não triunfo
- Caitlyn Jenner pode perder privilégios por ter mudado de sexo, diz site
- "Ela é linda", diz mãe de Caitlyn Jenner, de 88 anos