Com posts que somem, Snapchat deixa famosos soltos e próximos dos fãs

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Snapchat/yabruent

    Yasmin Brunet aparece pronta para a aula de kickboxing em foto postada no Snapchat

    Yasmin Brunet aparece pronta para a aula de kickboxing em foto postada no Snapchat

Febre da vez entre as redes sociais, o Snapchat (ou Snap, para os íntimos) virou queridinho também dos famosos. O aplicativo permite compartilhar fotos ou vídeos de até dez segundos que só ficam disponíveis no histórico da pessoa por 24 horas. Bem diferente do Instagram ou do Facebook, onde tudo fica registrado a menos que o próprio dono do perfil apague – geralmente, quando já houve tempo mais do que suficiente para o conteúdo ser reproduzido, conquistando um lugar eterno na internet.

Com a liberdade de não ter cada passo registrado, as celebridades ficam bem mais soltinhas na rede social e aproveitam para compartilhar vários momentos de seu dia a dia com os fãs, mostrando um lado bem mais "gente como a gente" do que o público está acostumado a ver.

Um das adeptas do Snap, em que posta de looks a saídas com os amigos famosos, a cantora Anitta se sente mais próxima dos fãs com o aplicativo. "Eu consigo mostrar meu dia inteiro para os fãs, dar opinião sobre coisas dando a intenção da minha fala. A comunicação é muito boa por lá. Eles podem me conhecer melhor".

Thaeme, da dupla com Thiago, também se sente mais íntima dos fãs na rede social, na qual mostra os presentes que recebe e as saídas. "O Snap aproxima muito a gente dos fãs. Notei até um crescimento nas minhas redes sociais por conta do meu Snap. As pessoas passaram a conhecer um outro lado meu. Lá é tempo real e você não fica tão preocupada, você grava na hora e não tem filtro!".

Reprodução/Snapchat/thaememarioto
Thaeme faz selfie em restaurante japonês e mostra a fãs no Snapchat

O aplicativo também é útil para quem quer saber mais da alimentação e dos cuidados das famosas com a beleza. No ar em "Verdades Secretas", a modelo e atriz Yasmin Brunet usa seu Snap para compartilhar dicas de vida saudável, beleza e vegetarianismo, com direito a algumas receitas rápidas. E ela conquistou fãs até entre os colegas famosos: Bruna Marquezine já mostrou no seu Snap um prato saudável inspirado pelos cliques da top.

"Acho absurdamente surreal que eu possa estar influenciando qualquer pessoa a ter uma alimentação saudável ou uma vida mais saudável. É incrível poder influenciar tanta gente assim pelo Snap", acredita Yasmin, que não faz posts publicitários na rede: "São coisas que eu realmente faço e gosto".

Sumiço em 24 horas

Como tudo o que se posta no Snapchat dura apenas 24 horas -- ou até dez segundos, no caso das mensagens diretas para outra pessoa --, muitos famosos se sentem mais confortáveis por lá. Alguns ficam tão à vontade que usam até para desabafar. Recentemente, Thaila Ayala dividiu os fãs ao chamar o Brasil de "país de m***" , revoltada por ter que pagar duas vezes os impostos sobre um computador. Fernanda Paes Leme também mostrou indignação na rede, mas com a redução dos limites de velocidades nas Marginais do Tietê e do Pinheiros, em São Paulo.

Mas essas declarações, assim como as outras, ficam mais contextualizadas justamente por sumirem logo, na opinião de Anitta. "O fato de sumir faz com que a pessoa saiba que aquela postagem tem a ver com aquele dia, aquele momento específico do mundo e da sua vida. Suas falas fazem mais sentido".

Para Yasmin Brunet, a rede deixa as pessoas mais livres para mostrarem opiniões diferentes daquelas que tinham antes. "Eu mudo de opinião muito rápido, sou literalmente uma metamorfose ambulante. Então se seu mudei naquelas 24 horas, eu posso falar outra coisa".

"A gente fica mais à vontade, não tem tanta preocupação", acredita Thaeme. "Eu faço vídeos e fotos sem maquiagem, por exemplo! Não me sinto tão exposta no Snap, sinto uma intimidade com pessoas que estão vendo".

E as postagens rápidas podem até atrair o público, como analisa Thiago, da dupla com Thaeme. "Acho bacana, sempre dá um gostinho de 'quero ver mais', instiga a pessoa olhar mais vezes seu perfil se for interessante!", diz o cantor, que gosta de mostrar a vida real em seu Snap recém-criado: "É legal postar o dia a dia, quem a gente é de verdade!".

O sertanejo Lucas Lucco, que usou o Snap para mostrar o início de seus trabalhos na próxima temporada de "Malhação", foi o único famoso ouvido pelo UOL que disse não se sentir necessariamente mais livre pela rapidez do Snapchat. "Não, é tranquilo. Da mesma maneira que eu posto no Instagram, posto no Snapchat", afirmou o cantor, que criou uma conta na rede após pedidos dos fãs.

E o UOL Entretenimento também tem Snap: só seguir uolentrete.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos