Thammy comenta interesse em filiação ao PP: "Tem a fama de homofóbico"

Do UOL, no Rio

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    Thammy Miranda

    Thammy Miranda

Diante da repercussão da notícia de que Thammy Miranda havia se filiado ao Partido Progressista (PP), em São Paulo, o ator usou as redes sociais para esclarecer que ainda está analisando o convite. Ao UOL, o filho de Gretchen disse, na tarde desta sexta-feira (4), que não desistiu de se filiar ao partido e explicou seu interesse na política.

"Não desisti nada. É que falta eu mandar meu título de eleitor para me filiar, então só falta isso. Nós estamos conversando para saber o que o partido pode me oferecer referente a diversidade. O que me interessa é o partido apoiar a diversidade, é isso que me interessa".

A criação de um Núcleo de Diversidade dentro do PP foi visto com uma possibilidade de lutar contra a homofobia. "Achei legal ser o PP, primeiro porque eu conheço o [Antonio] Olim e o [Guilherme] Mossi e eu confio muito neles, são amigos da minha família. Achei interessante colocar um Núcleo de Diversidade dentro de um partido tão conservador, que tem a fama de homofóbico, e a gente conseguir introduzir isso, acho que é uma vitória. A gente tem que levar realmente a diversidade onde as pessoas são contra, onde as pessoas já são a favor, eu não preciso levar a diversidade. Eu tenho que levar para onde ninguém sabe o que que é", explicou.

O fato de o Partido Progressista ser o mesmo do polêmico deputado Jair Bolsonaro desperta ainda mais interesse para Thammy lutar pela comunidade LGBT. "Se é um partido que é de um cara que é homofóbico, não é uma vitória você ter um Núcleo de Diversidade lá dentro? A gente precisa de pessoas representando a gente, onde tem pessoas contra. Não adianta eu falar de Deus dentro da igreja só. Eu tenho que falar de Deus onde ninguém escuta sobre Deus", disse.

Mais cedo, o ator escreveu no Instagram que foi convidado para presidir o Núcleo de Diversidade e estava analisando as condições.

"Pessoal, só pra deixar claro que ainda não me filiei a nada! Só me convidaram pra presidir o Núcleo de Diversidade, e nós vamos analisar se podemos com isso levar nossa voz para um partido, vamos dizer, "homofóbico"... Não sou imbecil, mesmo que pareça, às vezes (eu sei). Mas fiquem calmos, só vai acontecer o que for melhor pra gente", afirmou ele.

Thammy afirmou ainda que uma possível entrada na política não deixaria seu trabalho como ator em segundo plano. "Minha profissão é atuar. Por enquanto, é o que eu sei fazer de melhor. Política teria que aprender", disse.

Antes disso, o ator havia publicado uma foto com a seguinte mensagem: "Agora o negócio vai ficar sério. Não adianta só reclamar e não fazer po...nenhuma. Vim aqui brigar por nós e esses caras sensacionais me escutaram. Pedi para ter o novo PP Diversidade, e eles me ouviram. Muito obrigado por lutar junto comigo".

Thammy assumiu a homossexualidade em 2006 e se submeteu a uma cirurgia para retirada dos seios no ano passado. "Ficou melhor do que eu imaginava. Meu médico foi tão bom que eu não fiquei com cicatriz nenhuma, ficou perfeito", disse sobre o resultado, em contato com a reportagem do UOL durante o São Paulo Fashion Week.

O ator elimina – por enquanto – qualquer possibilidade de uma cirurgia para a resignação do sexo por considerar o Brasil ainda não tão avançado no procedimento, mas afirma que as características masculinas estão mais afloradas.

Em recente entrevista ao "Programa do Jô", ele disse que entende que existe uma dificuldade em ser chamado no masculino e aguarda com paciência este momento.

"Por 33 anos eu fui filha, não deixo de ser e para meus pais não deixarei de ser. Até para as pessoas que me acompanharam desde sempre fica difícil falar ele, mas no processo de transexualização eu me tornei do sexo masculino. De qualquer forma eu entendo que as pessoas têm um período para se acostumar. Eu ia vir até de barbinha, mas não deixaram", comentou o filho da cantora Gretchen.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos