Caetano e Bethânia participam de velório; cantora adia shows
Luiz Francisco
Do UOL, em Santo Amaro (BA)
-
Erick Salles/BA Press
25.dez.2012 - Caetano Veloso e Maria Bethânia carregam caixão da mãe, Dona Canô
Filhos mais famosos de dona Canô, os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia participaram do velório público da mãe na noite desta terça-feira (25), em Santo Amaro da Purificação (71 km de Salvador). Os dois artistas chegaram ao Memorial Caetano Veloso, no centro da cidade, por volta das 19h15 (20h15 de Brasília) e ficaram sentados ao lado do caixão, junto com outros familiares. Dona Canô morreu na manhã desta terça-feira de Natal, em sua casa, aos 105 anos.
FAMOSOS HOMENAGEIAM DONA CANÔ
A assessoria de Caetano Veloso, filho de Dona Canô, escreveu no Twitter que agradece a solidariedade de todos no momento da morte de sua mãe e pede que os fãs enviem palavras de conforto na página do cantor no Facebook: "Caetano agradece a solidariedade".
Através da produtora Hits Entretenimento, Maria Bethânia anunciou o adiamento de dois shows que faria em Porto Alegre nos dias 8 e 9 de janeiro do ano que vem. De acordo com a Hits, os dois espetáculos deverão ser remarcados ainda para o primeiro semestre de 2013. Antes de ser transportada em um carro funerário para o Memorial Caetano Veloso, dona Canô foi velada em sua casa por familiares e amigos mais íntimos. Quatro seguranças se revezaram à entrada da residência para impedir a entrada de curiosos.
Caetano Veloso, que estava em Salvador, retornou para sua cidade natal somente no final da tarde, pouco tempo antes de o corpo de dona Canô deixar a casa. O compositor entrou por um portão localizado nos fundos da residência, local que não havia jornalistas e curiosos. No início da noite, Caetano e Bethânia ajudaram a levar o caixão da mãe até o carro funerário.
Trafegando a 10 km por hora, o veículo percorreu pouco mais de 500 metros até chegar ao memorial. Cerca de 3.000 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, acompanharam o cortejo. Quando o corpo chegou ao memorial, os sinos da igreja de Nossa Senhora da Purificação ecoaram por quase cinco minutos. A multidão, que lotou a praça principal da cidade esperando a hora do velório público, aplaudiu.
O governador Jaques Wagner decretou três dias de luto oficial pela morte da matriarca da família Veloso. O prefeito de Santo Amato, Ricardo Machado, também tomou a mesma decisão. O sepultamento de dona Canô será realizado nesta quarta-feira, às 10h, no cemitério de Santo Amaro. Antes, será celebrada uma missa de corpo presente na igreja de Nossa Senhora da Purificação, templo frequentado por dona Canô todos os domingos. A matriarca da família Velloso criou oito filhos. Eunice Velloso, filha adotiva, morreu há pouco mais de um ano.