Boni lança livro de culinária: "Cozinhar é mais fácil do que fazer TV"

Renato Damião

Do UOL, no Rio de Janeiro

Amigos há mais de 50 anos, Ricardo Amaral e Jose Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, se reuniram na noite desta terça-feira (10) em uma livraria da zona sul do Rio para autografarem o livro "Boni e Amaral – Guia dos Guias". Na obra, "a dupla caipira", como brincou Boni, dá dicas de restaurantes e narram suas aptidões na gastronomia. "Gosto de fazer comida francesa, algo mais requintado, mas meus colegas preferem as comidas coletivas, como minha moqueca ou o churrasco", contou o ex-todo poderoso da Globo.

Na extensa fila que se iniciou às 18h e só terminou às 23h por intermédio da assessoria de imprensa, Boni e Ricardo receberam amigos famosos como Maitê Proença, Narcisa Tamborindeguy, Christiane Torloni. Enquanto Maitê reclamava do barulho da música – uma espécie de DJ selecionou repertório focado em Bossa Nova, MPB e samba – Narcisa segurava seus quatro exemplares do livro. "Boni é um amigo de muitos anos, o melhor dele é o churrasco, a carne chega a desmanchar na boca", elogiou. "Eu fico com a paella", interrompeu Maitê.

Um pouco mais atrás, Torloni relembrou a costela com mel que "a deixou salivando". "Boni poderia muito bem ter sido um chef", afirmou a atriz. Daniel Filho, que fez questão de entrar na fila ("não quero ser mal educado"), preferiu não eleger uma comida específica do amigo. "Até porque não sei nem o que eu comi hoje, mas tudo o que ele faz é maravilhoso", se esquivou.  Enquanto isso, Gloria Maria, com jeitinho, passava na frente para ter seu exemplar autografado. "Vim só para prestigiar o Boni, mas já estou indo ficar com as meninas", disse referindo-se as filhas.

A família de Boni compareceu em peso ao lançamento. Bruno, o caçula, contou que aprendeu a cozinhar – risotos e frutos do mar - com o pai, assim como Boninho, diretor de programas como "Mais Você" e "Big Brother Brasil". "Cozinho de tudo e como de tudo, desde que seja bom", ressaltou. Já Diogo, disse que ao contrário dos irmãos prefere não se aventurar na cozinha. "Eles fazem e eu como", afirmou, aos risos.

Casada há 30 anos com Boni, Lou Bonifácio, era uma das mais animadas da noite. A socialite disse que segundo o marido, ela tem "o sexo no estômago". "Adoro comer bem, mas Boni não me conquistou pelo estômago, foi uma coisa de pele mesmo, de amor". Indagada se era fácil ser casada com o empresário, ela brincou fazendo um trocadilho: "Fácil só no nome, Boni é exigente, com os filhos então. Mas ele é generoso, só dá bronca em quem sabe que tem talento, caso contrário ele não se preocupa", ressaltou.

"Cozinhar é mais fácil"

Boni, o homem por trás do padrão Globo de qualidade, vê semelhanças entre seu trabalho na cozinha e na televisão.  "Tudo é uma coisa só, a televisão também é um pouco de culinária, mas cozinhar é mais fácil. Você domina os elementos, você manda no alho, na cebola, no arroz. Mas você não manda nos artistas, nos autores, você consegue controlá-los, mas não tem controle absoluto", comparou.

No entanto, segundo ele, o resultado na televisão é melhor: "A comida é mais perecível que a televisão, você come a acabou. Na televisão o gostinho dura mais tempo". Tema do enredo do Carnaval 2014 da Beija-Flor, Boni revelou que os amigos virão em um ala fantasiados de chef de cozinha.

Para não fazer feio, ele e a mulher, Lou, estão fazendo aulas de samba, duas vezes por semana com a professora Carla Campos. As aulas são na própria casa de Boni. "Ele está se empenhando bastante", contou a professora.

Quando está em casa, Boni confessou que gosta mesmo de assistir ao reality musical "The Voice" e sugeriu que haja um só para compositores, o "The Composer". "Se tiver eu me arrisco, tenho algumas coisas escritas", brincou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos