Jane Fonda volta a se desculpar por foto polêmica na Guerra do Vietnã

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Jane Fonda disse que foto tirada no Vietnã foi "um erro enorme"

    Jane Fonda disse que foto tirada no Vietnã foi "um erro enorme"

Jane Fonda voltou a se desculpar por uma foto polêmica que tirou durante a Guerra do Vietnã em 1972. No último sábado (17), a atriz falou sobre a imagem, que a mostrava de capacete sentada em um armamento antiaéreo, em um pronunciamento na cidade de Maryland, de acordo com informações do jornal local "The Frederik News Post".

Nihon Denpa News/AP Photo
Jane Fonda é fotografada em manifestação contra a Guerra do Vietnã em Hanoi

"Sempre que possível, eu tento sentar com veteranos e falar com eles, porque entendo e isso me deixa triste. Isso me magoa e eu levarei para o meu túmulo o fato de que cometi um erro enorme que fez com que muitas pessoas pensassem que eu era contra os solados", afirmou Fonda, que ganhou o apelido de "Hanoi Jane" por conta da foto (Hanoi é a capital do Vietnã).

 Em seguida, ela completou: "Essa pessoa famosa vai e faz algo que parece ser contra as tropas – não era verdade, mas parecia isso -, e eu sou um alvo conveniente. Então, eu entendo". Durante o evento, 50 veteranos de guerra protestaram contra Fonda, com cartazes que mostravam a foto e diziam: "Perdoar? Talvez. Esquecer? Nunca".

A atriz já havia se pronunciado sobre o assunto em 2011, quando escreveu um artigo para o Huffington Post. "Essas mentiras têm circulado por 40 anos, continuamente reabrindo a ferida da Guerra do Vietnã e causando dor às famílias de oficiais americanos. As mentiras distorcem a verdade de por que eu fui ao Vietnã e perpetuam o mito de que ser antiguerra  significa ser antisoldado".

Nos anos 1970, Fonda manifestou fortemente sua oposição à Guerra do Vietnã e chegou a fazer discursos polêmicos contra a participação norte-americana no conflito.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos