Família real pode ter usado data falsa para despistar sobre parto de Kate

Do UOL, em São Paulo

À espera de seu primeiro filho, Kate Middleton e o Príncipe William podem ter usado uma data falsa para despistar a imprensa sobre a verdadeira data em que a Duquesa de Cambridge entrará em trabalho de parto, informou o jornal britânico "The Daily Telegraph".

O nascimento do herdeiro real, previsto para o meio deste mês, teve como as datas mais apontadas por jornais e revistas os dias 13 e 11. Mas é possível, de acordo com a publicação, que o parto esteja previsto para antes, na verdade – como aconteceu quando a Princesa Diana deu à luz a William.

Em 1982, Diana e a Família Real vazaram uma data falsa para a chegada de William: o dia 1º de julho. O parto, porém, aconteceu dez dias antes, em 21 de junho, causando furor na imprensa internacional.

O mesmo artificio pode estar sendo usado com Kate agora, já que alguns fatos têm levantado  suspeitas de que ela possa entrar em trabalho de parto ainda nesta semana. Um deles é uma declaração de Marcus Setchell, ginecologista da Rainha e responsável pelo parto do herdeiro real.

Em um evento de caridade, ele afirmou que teria parado de consumir bebidas alcoólicas há duas semanas para estar pronto a qualquer chamado. "Ele disse que tem que estar pronto e a postos para uma ligação do Palácio [de Buckingham] a qualquer momento", contou uma fonte.

Outro fato que causou estranhamento foi a suspensão dos serviços de táxi no hospital St. Mary, em Londres, onde deve acontecer o nascimento. Os táxis foram proibidos de circular apenas até o dia 15 de julho, enquanto o estacionamento foi proibido até o dia 31.

Também foi motivo de surpresa a ausência de Kate em um casamento da alta sociedade inglesa, no qual William seria padrinho. Ela teria preferido não viajar para não correr riscos, o que fez com que as casas de apostas registrassem um aumento na probabilidade de o parto acontecer nesta semana.

Apesar das evidências de que o filho de Kate e William possa nascer antes do esperado, ainda é possível que a criança venha após as datas apontadas como certas. Ao "Telegraph", Penny Junor, o biógrafo da família real, afirmou que muitas mães de primeira viagem demoram mais a entrar em trabalho de parto quando este é normal, como o escolhido por Kate. "A maioria dos primeiros bebês vêm algumas semanas atrasados", disse.

William e familiares de Kate
Diferentemente do publicado pela revista "People", William não terá folga de seu trabalho como piloto de helicóptero de resgate, segundo representantes das Forças Armadas Britânicas. Nesse tipo de situação, os turnos são planejados para que os futuros pais não estejam voando no momento do parto: "Se possível, não colocaríamos ninguém em uma situação de estar voando e esperando a mulher dar á luz, seria uma distração para eles e para a equipe".

William terá um helicóptero a sua disposição para ir para Londres. Porém, como o helicóptero pode demorar uma hora e meia para chegar onde ele está, há a probabilidade de o príncipe ir de carro até a capital inglesa. Atualmente, ele está no norte do País de Gales.

Mas se William não conseguir chegar a tempo, Kate ainda terá o apoio da mãe e da irmã, Carole e Pippa, que estarão de prontidão para acompanha-la. Pippa inclusive já estaria em Londres com a Duquesa.

Como Kate tem passado tempo também na casa de seus pais na última semana, o hospital mais próximo, o Royal Berkshire, foi escolhido como plano de emergência.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos