Mapa astral: desafio do bebê real será revisar valores materialistas e desenvolver lado afetivo

Marcelo Dalla

Astrólogo do UOL

Olá amigos!

A proposta deste artigo é analisar o mapa natal do bebê real, filho de Kate e William. Antes de qualquer coisa, vale dizer que o estudo de um mapa natal é profundo e dá muito pano pra manga, portanto, procurarei ser sucinto.

A primeira coisa que observamos é a ênfase do elemento Água em seu mapa e, depois, o ascendente em Escorpião. Além disso, o grande trígono entre Júpiter, Saturno e Netuno, em signos de Água, forma uma bela configuração que vem desde o dia 13 de julho e permanece no céu até o final do mês, formando um belo cenário astral para o nascimento da criança. Uma curiosidade: o Sol está nos últimos graus de Câncer --mais alguns minutos, e o bebê teria nascido sob o signo de Leão.

O que quer disso tudo isso?

Para entender, vamos olhar alguns pontos no mapa que trazem informações sobre o passado: Nodo Lunar Sul, a Lua, Saturno e os planetas retrógrados. Na astrologia cármica, levamos em consideração as vidas passadas, a reencarnação, a história e a bagagem que nossa alma traz. Quem não acredita em reencarnação pode olhar sob o ponto de vista da herança hereditária, a bagagem dos antepassados.

O bebê real tem a Lua em Capricórnio na casa 2, em oposição ao Sol, na casa 8 (nasceu em plena Lua cheia). No mapa Astral, a Lua representa os condicionamentos emocionais. Como a pessoa reage emocionalmente, aquilo com o que se identifica.

O foco das experiências do bebê se voltarão para assuntos ligados à hierarquia, instituições, posição social, uma preocupação maior com a segurança e a estabilidade. A sua atenção se prende às normas, regras, organização política  e social que permitam estabilizar a ordem social.

A Lua em Capricórnio tem uma necessidade básica de estrutura no que se refere à sociedade. Sendo um bebê real, ele traz uma história de tradição, respeito aos costumes e os rituais ancestrais. Mas com o Sol na casa 8, em Câncer, seu grande desafio será cultivar o desprendimento, promover mudanças e transformações (assuntos da casa 8), equilibrar os compromissos profissionais (Capricórnio) com o mundo dos afetos, da família e das emoções (Câncer).

A Lua em Capricórnio pode ser fria a calculista. Os nativos com esta posição lunar necessitam estruturar a sua vida pela obediência a um conjunto de regras bem definidas. Gostam de sentir que existem regras a definir os limites e o alcance de toda a sua vida. Obedecer a regras dá-lhes conforto e sentido de segurança. Ponto positivo pra um bebê real. Mas a ênfase em signos de água no seu mapa serve pra equilibrar esse passado, essa bagagem de frieza e rigidez., e para ajudá-lo a cultivar mais sensibilidade, mais compaixão, a fortalecer os laços de afeto com a família e a se identificar emocionalmente com as pessoas.

O sucesso nos seus objetivos dependem de Saturno na carta natal. Saturno está bem relacionado com Marte, Júpiter, Netuno e Plutão. Ponto pra ele! O bebê terá um papel relevante e positivo em relação à ordem social. Será um trabalhador incansável. Pode se tornar um rei poderoso, de muita iniciativa (Marte), porém sensível e espiritualizado (Netuno).

Ele terá desafios importantes a vencer, assuntos a equilibrar: Marte e Júpiter na casa 8 se opõem a Plutão retrógrado na casa 2. O Sol, também na casa 8, se opõem à Lua. O desafio de vencer as limitações do materialismo e do conservadorismo (casa 2), em nome de profundas transformações e sua vida e na sociedade (casa 8). De cultivar o desapego e revolucionar os valores. O bebê viverá confrontos com o poder institucionalizado (Plutão na casa 2). Pode viver também perdas que o levarão e refletir sobre a impermanência da vida, atingir níveis maiores de consciência e maturidade.

Este dilema entre reter, construir / soltar, desapegar é reforçado pelo fato das casa 2 e 8 estarem interceptadas e pela posição dos Nodos Lunares. O Nodo Lunar Sul (Cauda do Dragão) é um ponto que resume toda a nossa história, desta vida e de vidas passadas (como já disse, pra quem acredita em reencarnação). O ponto oposto, o Nodo Lunar Norte (Cabeça do dragão) indica para onde nossa alma está se dirigindo.

O Nodo Sul está em Touro, na casa 6 e o Nodo Norte está em Escorpião, a casa 12. Ele deve transcender a realidade palpável e tangível aos sentidos, os assuntos práticos e de rotina (casa 6), para buscar assuntos mais elevados: metafísica, ocultismo, arte e espiritualidade em geral (casa 12, Escorpião). Deve vencer a barreira dos dogmas e das crenças religiosas tradicionalistas para expandir sua consciência, dissolver seu ego e buscar significados maiores para a existência (casa12).

Deve vencer as barreiras da razão (Lua em Capricórnio, Nodo Sul na casa 6) para cultivar o que a própria razão não explica. Viver a revisão de valores, o mergulho dentro da alma. Viver mais profundidade em suas relações, a sexualidade, a sociedade de negócios. É uma posição de iniciação espiritual e aniquilamento do ego.

Elizabeth Spring dá uma dica para o Karma Norte em Escorpião: "Relaxe em relação a dinheiro, segurança ou posses ou vai correr o risco de perdê-los".  Imaginem isso pra quem tem uma herança de realeza! Um senhor desafio!

A vida vai pedir que supere a visões estreitas e rotineiras, a fixação em padrões de comportamento. Que supere o medo de tirar qualquer coisa ou pessoa do lugar para tentar novos cenários, modelos ou experiências. A vida vai levá-lo a confrontar sua rigidez, convicções muito firmes, teimosia e desconfiança de qualquer "solução diferente".  Tanto em relação a si mesmo, quanto em relação à sua família real.

O bebê é é fiel, leal, dedicado e constante. Possui grande força de trabalho, é perfeccionista. A questão é aprender abrir mão, desapegar. Aprender a cultivar a fé, a confiar no fluxo da vida, já que será preciso deixar de ter o controle, simplesmente observar e deixar acontecer (casa 12).

Eis o grande mergulho no elemento água, da descoberta da magia, da intuição, dos sentimentos, da criatividade e das faculdades superiores. O desapego de Escorpião ajuda a corrigir e equilibrar quem tem o Nodo Sul em Touro. Quem traz das vidas anteriores excesso do elemento terra, (Lua em Capricórnio, Nodo Sul em Touro), pode ficar preso ou paralisado. Preso aos discursos da família, das tradições, dos valores rígidos, preso à rotina, à segurança ilusória, aprisionado ao ego. Essas pessoas podem ter problemas de coluna, ossos, dores nas articulações. Podem ficar literalmente enferrujadas.

A solução: o aprendizado das crises, das mudanças, a revisão de valores e transformação. O cultivo e a expressão da sensibilidade, o contato com a alma. Quebra de preconceitos, de tradições, de hábitos antigos.

Ele tem a força da iniciativa, a garra, o entusiasmo e a coragem, já que Marte e Júpiter estão juntos. Se conseguir fazer valer essas qualidade, confiar no seu próprio jeito de ver a vida e em seu poder de decisão, vai se descobrir mais leve e feliz.

Os planetas retrógrados também trazem muitas informações a respeito de vidas passadas. São assuntos que foram mal trabalhados e que agora pedem atenção especial. Em seu mapa, ele tem Urano retrógrado na casa 4, em Áries: mais um indicativo de enfrentamento com a família e os valores tradicionais. Atmosfera de intranquilidade e insegurança dentro do lar (indícios ressaltados pela posição conflituosa da Lua). Em vidas passadas, o bebê não assumiu a responsabilidade de cultivar um ambiente familiar apropriado. Preferiu a liberdade pessoal. Isso explica porque nessa vida veio com tantos planetas em Câncer: deve aprender a acolher, nutrir, deve valorizar a família e as emoções.

Netuno e Quíron retrógrados em Peixes, na casa 3: estas posições reforçam a ideia de que ele deve se tornar um canal espiritual aqui na terra, não mais apenas em proveito do eu (Netuno rx). Uma grande missão espiritual está em jogo, e a posição retrógrada mostra que esse serviço não foi prestado no passado. Na casa 3, deve aprender a se integrar, a trocar, a se comunicar com o mundo e a compartilhar suas experiências. Deve trabalhar também pela divulgação de novas pesquisas e descobertas em relação á saúde e à cura (Quíron).

Plutão retrógrado na casa 2 representa o desejo de controlar os aspectos materiais da vida. Como já disse, vencer esse desejo será um dos grandes desafios de sua vida. Vencer padrões compulsivos, a desonestidade em relação ao dinheiro, bens e propriedades. Superar o materialismo e se preocupar em elevar a consciência de seu povo.

O bebê será de poucos amigos (Saturno na casa 11), Vênus em Virgem. Ele vai priorizar o essencial. Mas os amigos e as relações que tiver, serão fortes e verdadeiras. É interessante observar que, no dia em que o Sol ingressa em Leão, o bebê não nasceu leonino. De fato, não tem nada no signo de Leão, pois Vênus ingressou em Virgem nesse mesmo dia. Talvez porque seu maior desafio nesta vida seja aprender a superar as armadilhas do EGO.

Muito mais poderia falar, mas procurei me ater aos temais principais de seu mapa. Espero que tenham gostado!
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos