Nigella foi impedida de embarcar para os EUA por uso de drogas, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

A chef e apresentadora de TV Nigella Lawson foi impedida de embarcar para os Estados Unidos no último domingo (30) por conta dos problemas que teve com uso de drogas no passado, informou na quarta-feira o jornal britânico "Daily Mail".

De acordo com a publicação, Nigella iria pegar um voo de Londres para Los Angeles, da companhia aérea British Airways. Quando ela estava prestes a embarcar no aeroporto de Heathrow, porém, ela foi informada de que não poderia entrar no avião.

A chef então teve de retornar ao check-in da primeira classe para tomar as providências necessárias para reaver sua bagagem. "Ela não disse muita coisa, mas não parecia feliz. Ela não pôde entrar no voo, então teve de dar meia volta e ir embora", contou uma fonte ao jornal.

Horas antes de tentar viajar, Nigella postou no Twitter que estava "fazendo as malas para férias", com uma foto de um chapéu de praia e um protetor solar.

Nigella admitiu ter feito uso de drogas no ano passado, durante o julgamento contra duas ex-assistentes acusadas de fraude. Na ocasião, ela declarou perante a corte que usou cocaína seis vezes e que fumou maconha na frente de seus filhos. Em janeiro, a polícia britânica informou que não iria investigar a chef pelas revelações.

As autoridades norte-americanas, porém, costumam barrar a entrada de estrangeiros que tenham cometidos crimes relacionados a drogas, mesmo que eles não tenham sido acusados formalmente, como foi o caso de Nigella.

Segundo o "Daily Mail", é esperado que a apresentadora tome providências legais para poder viajar livremente para os Estados Unidos, onde trabalha no reality show culinário "The Taste". No final de 2013, semanas após admitir o uso de drogas, ela viajou ao país para realizar uma entrevista ao vivo e promover seu programa.

Procurados pelo jornal, os representantes de Nigella, da British Airways e das autoridades norte-americanas não quiseram comentar o caso.

Nigella admite uso de drogas

Essa não é a primeira vez que celebridades britânicas são impedidas de entrar nos Estados Unidos por conta do uso de drogas. Kate Moss, Amy Winehouse, Russell Brand e os irmãos Liam e Noel Gallagher, do Oasis, já enfrentaram o mesmo problema.

Consumo de drogas

Durante o julgamento de suas ex-assistentes, Nigella admitiu que já fez uso de cocaína e maconha, mas negou que seja viciada ou que consuma com frequência as duas substâncias. Ela contou que usou cocaína em seis ocasiões, sendo a maioria delas durante o período em que seu primeiro marido, John Diamond, lutava contra o câncer. Diamond usava a droga como "escape" e a apresentadora o acompanhava. A última vez em que ela consumiu cocaína foi em julho de 2010, quando uma amiga ofereceu a ela. "Eu estava passando por uma fase muito difícil. Me sentia subjugada por um terrorismo íntimo por parte do Sr. Saatchi", afirmou, referindo-se a seu ex-marido Charles Saatchi.

"A ideia de que sou uma viciada ou usuária habitual de cocaína é absolutamente ridícula. Eu não tinha um problema com drogas, eu tinha um problema com a vida", acrescentou a chef. Ela também revelou ter consumido maconha "relativamente recentemente", mas ressaltou que já parou de usar a droga. Questionada pelo advogado de defesa se consumiu a droga na frente de seus filhos, ela respondeu afirmativamente: "Sim, temo que sim".

Nigella afirmou que, desde sua separação, não consumia mais drogas. "Posso dizer que desde que me libertei de um homem brilhante e brutal, estou livre de maconha e outras drogas", declarou, em seguida fazendo uma crítica à insistência da defesa em explorar sua vida pessoal: "Como testemunha, não tenho direitos. Isso é uma caça às bruxas".

Em outra sessão do julgamento, ela voltou a falar sobre seu uso de drogas e disse não se orgulhar disso. "Não me orgulho do fato de ter usado drogas, mas isso não me faz uma viciada ou uma usuária habitual de drogas", afirmou, acrescentando que prefere ser sincera quanto ao problema: "Eu prefiro ser honesta, me envergonhar e explicar o uso de drogas. Mas queria ter certeza que não seria intimidada com mentiras".

Durante sua fala, Nigella negou várias vezes que consuma drogas regularmente. "Eu prometo a você que usuários de cocaína não são assim. Eles são esqueléticos e pouco saudáveis. Se você acha que vou sabotar minha saúde e deixar meus filhos órfãos, você está muito errada", declarou. Ela ainda negou que guardasse cocaína em uma caixa de joias e que traficantes costumassem frequentar sua casa.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos