José de Abreu chora com drama de professor espancado e lembra filho morto
Do UOL, em São Paulo
José de Abreu se emocionou com a história do professor André Luiz Ribeiro, de 27 anos, que foi espancado por moradores após ser confundido com um ladrão na Zona Sul de São Paulo, e lembrou a morte de seu filho aos 21 anos. Ao ouvir o relato da mãe do professor, Marlene, o ator não conseguiu segurar as lágrimas no palco do "Encontro com Fátima Bernardes".
Marlene também se emocionou ao contar a história do filho, que precisou dar uma aula de Revolução Francesa para provar que não era um bandido. "A senhora se libertou da pior dor do mundo, que é a vida invertida, é o pai enterrar o filho", disse Abreu após enxugar as lágrimas.
Depois de citar casos em que outras pessoas foram vítimas de tentativas de se fazer justiça com as próprias mãos, o ator lembrou a morte de seu filho: "Se ele [André] de nervoso não conseguisse provar que era professor de história, talvez a senhora tivesse enterrado um filho, que é a pior dor do mundo, eu passei por ela". Ele perdeu o filho Rodrigo em 1991, quando o jovem se desequilibrou da janela de um prédio enquanto tentava consertar a veneziana.
"Ninguém tem o direito de julgar outro cidadão. O delegado tem o poder de justiça, nós cidadãos não temos esse poder", ponderou. "Todas as vezes que se tentou fazer esse tipo de justiça com as próprias mãos não deu certo", completou.
Durante a atração, Marlene foi amparada por Fátima Bernardes, que segurou suas mãos enquanto a entrevistava. "Meu marido chegou em casa já era mais de meia noite e falou: 'Nosso filho é inocente, ele está muito machucado, você realmente quer vê-lo'. E eu disse que sim. Quando eu entrei na delegacia, a cabeça dele estava o dobro, os olhos pareciam que iam saltar. E ele me disse: 'Mãe, eu não fiz nada. Não sei por que eles me bateram tanto'", lembrou.
Por telefone, o professor de história contou como foi seu primeiro dia de aula após o episódio: "Está sendo tranquilo, estamos recebendo o carinho dos alunos. A minha estratégia foi falar da questão do linchamento que é um problema nacional".
Torloni diz que viu na arte forma de ajudar mães após morte do filho
Filho de Stallone morreu de causas naturais, diz site
Filho de Manoel Carlos morre de ataque cardíaco