"Eu não sou a minha história", diz Downey Jr. sobre problemas com drogas

Do UOL, em São Paulo

  • Hannah Yoon/AP Photo/The Canadian Press

    O ator Robert Downey Jr. falou sobre seu passado de problemas com drogas

    O ator Robert Downey Jr. falou sobre seu passado de problemas com drogas

Robert Downey Jr. falou francamente sobre seu passado de problemas com as drogas em entrevista à revista "Vanity Fair" e disse que não se resume ao vício, que o fez ser preso em 2000.

Ao falar sobre o processo de deixar a reabilitação e retomar a sua vida, o ator afirmou: "O primeiro trabalho é sair daquela caverna. Muitas pessoas saem, mas não mudam. Então, o lance é sair e reconhecer o significado daquela negação agressiva do seu destino, sair do calvário como se tivesse sido forjado por um metal mais forte. Ou algo assim. Mas eu não sei se essa foi a minha experiência. É engraçado: cinco anos atrás, eu teria feito parecer que estivava consciente da minha própria participação em aproveitar as semelhanças. Mas muitas coisas ficaram menos certas. Eu juro por Deus que não sou a minha história".

Downey Jr. ainda afirmou que o tempo também tem um papel importante na superação dos vícios. "Para alguns, é apenas uma coisa da idade. É perfeitamente normal as pessoas ficarem obcecadas com alguma coisa por algum período de tempo, e então deixá-la de lado", disse. Ao ser questionado sobre um incidente ocorrido em 1996, quando foi encontrado desmaiado na cama de seu filho por vizinhos, o artista falou: "Foi um acontecimento incomum para mim. Aconteceu de se tornar muito público. Eu não era só um cara que desmaiou".  

Comentando sobre a detenção de seu filho por porte de drogas, em julho, Downey voltou a falar na possibilidade de que o rapaz tenha herdado seus vícios. "Ele é meu filho e filho da mãe dele, e chegou ao abismo muito mais rápido do que nós. Mas isso é algo típico da Era da Informação; as coisas ficam aceleradas. Você é confrontado por histórias, predisposições, influências, sentimentos, traumas não falados e necessidades que não foram atendidas – e de repente você está três milhas dentro da floresta. Você pode ajudar alguém a sair dessa floresta? Sim, você pode. Não se perdendo ao procurar por eles. Pegue uma disfunção e ela se torna um problema de família".

O ator ainda disse que está "muito ansioso" para a chegada do bebê que ele e sua mulher, Susan, esperam, e mostrou para a reportagem da "Vanity Fair" o Honda Odyssey que comprou para a família. "Se vou ter dois deles, tenho que estar pronto", afirmou, referindo-se ao filho Exton, de dois anos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos