De volta aos shows, Wanessa molda agenda aos filhos: "Fiquei disciplinada"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Divulgação

    Wanessa volta a fazer shows apenas quatro meses depois do nascimento de João Francisco

    Wanessa volta a fazer shows apenas quatro meses depois do nascimento de João Francisco

Pela manhã, a atenção de Wanessa é do caçula, João Francisco. Meio-dia é hora de buscar o mais velho, José Marcus, na escola. Só após banho e almoço dos meninos é que a mãe sai temporariamente de cena para dar lugar à cantora: os compromissos profissionais, inclusive a entrevista para o UOL, ficam espremidos entre as horas da soneca dos filhos.

"Escolhi fazer o horário das crianças. Eles me deram uma rotina que nunca tive. Fiquei mais disciplinada depois de ser mãe", afirma ela, que voltou a fazer shows apenas quatro meses depois de dar à luz. "É engraçado, parece que não parei. Passou tão rápido!", diz Wanessa, de 31 anos, que só sentiu diferença na condição física. "Sabe quando você fica muito tempo sem malhar? É um pouco mais cansativo, mas estou voltando à capacidade que eu tinha", afirma.

Em sua agenda, agora tudo tem horário. A prova do figurino, por exemplo, fica para depois do jantar dos pequenos. A única regra é: a amamentação, que pretende levar por mais dois meses, não pode ser prejudicada. Isso vale até para montar a escala da turnê, que percorrerá sete estados diferentes.

"Se eu fizer dois shows no fim de semana e tiver que passar um dia inteiro viajando, o segundo tem que ser em um lugar pra onde eu possa fazer um bate e volta", explica ela, que conta com o apoio do marido, o empresário Marcus Buaiz, e de uma babá na logística. Mesmo assim, não esconde que gostaria de ficar mais perto de João nessa fase. "Ele é muito novinho. Se pudesse, eu o carregaria comigo, mas é complicado. Minha vontade era ser uma mãe canguru", brinca.

Reprodução/Instagram Wanessa
João Francisco, de 4 meses

Segundo Wanessa, a preocupação com a amamentação também vem antes da vaidade. Os 17 quilos que engordou na gravidez estão sendo eliminados gradativamente: a semana é dividida em três dias para exercícios aeróbicos e dois para o pilates. "Não faço nada muito pesado pra não correr o risco de o leite diminuir. É bem devagarzinho, perco um quilo a cada 15 dias", conta ela, que também escolheu uma alimentação balanceada em vez de uma dieta mais radical. "Tiro os excessos. Só que sou viciada em refrigerante, acabo escapulindo, comendo uma bolachinha. Mas dei uma boa diminuída nos doces", conta.
 
Equilíbrio também é a palavra de ordem quando o assunto é a educação das crianças, mimadas pelos avós, Zezé Di Camargo e Zilu, e pelos tios, Camilla e Igor. "Eles babam, e a mãe fica de chata, educando", diverte-se. Durante a entrevista, José Marcus, de 2 anos e 9 meses, faz tudo para chamar atenção da mãe, que tenta se concentrar na conversa, mas não deixa de repreendê-lo quando ele demonstra ciúme da babá com o irmão. "Devagar, José Marcus", diz ela, com voz firme, mas achando graça da cena.
 
Wanessa diz ser importante colocar limites, mas já foi mais durona. Hoje é do tipo que permite um chocolate de vez em quando. Ou um filme no tablet. "Isso é a melhor coisa do mundo no carro, porque distrai (risos). O mais velho já sabe mexer, obviamente vai ter contato com isso, mas ponho regras. Incentivo muito a brincadeira, não pode ser só televisão", diz ela, que comemora a liberdade dos meninos em Barueri, na Grande São Paulo, onde mora. "Eles conseguem brincar com amiguinhos no condomínio, no colégio, não ficam trancafiados em casa", explica.

Reprodução/Instagram Wanessa
José Marcus, de 2 anos e 9 meses

Ao mesmo tempo, a cantora entende a curiosidade que os fãs têm sobre os meninos e, ao contrário de outros artistas, não sente necessidade de escondê-los. No Dia das Crianças, declarou-se para os dois em sua conta no Instagram. "Não posto demais, até porque uso as redes sociais pra falar do meu trabalho. E tento protegê-los. Mas minha vida atualmente é curtir os meninos e trabalhar. Gosto de dividir minha felicidade, meus sorrisos", explica ela, acrescentando que ter filhos é a maior transformação que alguém pode ter. "Maternidade é um rolo compressor. Não dá pra brincar mais. Agora é estar sempre pronta pra eles", afirma.
 
Perto de completar 15 anos de carreira, Wanessa já tem planos para depois da turnê "DNA Reloaded". A ideia é entrar em estúdio para produzir um novo CD em janeiro e gravar um DVD ao vivo, com convidados especiais, para festejar a data, comemorada em 2015. Apesar da experiência, ela diz se sentir "no comecinho": "Ainda tenho muita coisa pra conquistar".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos