Mulher de Cosby fala pela primeira vez sobre acusações e defende marido

Do UOL, em São Paulo

  • Evan Vucci/AP Photo

    Bill Cosby e sua mulher, Camille

    Bill Cosby e sua mulher, Camille

A mulher de Bill Cosby, Camille Cosby, falou pela primeira vez sobre as várias acusações de abuso sexual que pairam sobre o marido. Em comunicado oficial divulgado à imprensa norte-americana, ela disse que o humorista é "gentil" e "generoso".

"Eu conheci meu marido, Bill Cosby, em 1963, e nós nos casamos em 1964. O homem que conheci e por quem me apaixonei, a quem eu continuo a amar, é o homem que vocês conheceram ao longo de seu trabalho. Ele é um homem gentil, um homem generoso, um homem engraçado, e um ótimo marido, pai e amigo. Ele é o homem que vocês pensavam que conheciam", começou o comunicado.

Em seguida, Camille falou sobre as acusações: "Um homem diferente tem sido retratado na mídia nos últimos dois meses. É o retrato de um homem que eu não conheço. Também é um retrato pintado por indivíduos e organizações que receberam um passe livre de muitos da imprensa. Parece que não houve um escrutínio das acusadoras do meu marido antes de as reportagens serem publicadas ou irem ao ar. Uma acusação é publicada e imediatamente se torna viral".

A mulher de Cosby ainda comparou o caso do marido com uma polêmica em que se envolveu recentemente a "Rolling Stone" norte-americana, acusada de publicar uma história de estupro que não era verdadeira. "Nenhum de nós vai querer estar na posição de atacar uma vítima. Mas a pergunta que deve ser feita é: Quem é a vítima?", finalizou.

Recentemente, Bill Cosby rompeu brevemente o silêncio pela primeira vez desde que uma onda de acusações de abusos sexuais surgiu contra ele, no mês de outubro. Em uma rápida conversa com a coluna Page Six, do jornal "New York Post", o ator disse que espera que a imprensa – especialmente a voltada à população afro-americana – mantenha-se "neutra" ao tratar do assunto e disse que sua mulher, Camille, tem se mantido forte em meio ao escândalo.

"Eu apenas espero que a 'mídia negra' mantenha os padrões de excelência em jornalismo e, quando você faz isso, tem que ir com a mente neutra", afirmou Cosby.
 
Questionado sobre como a mulher está lidando com a situação, ele usou as palavras "amor" e "força da mulher". Em seguida, cortou a conversa alegando que não falaria mais com a imprensa.
 
Acusações e processo
Desde outubro, mais de 10 mulheres acusaram Cosby de abusos sexuais. Uma delas, Judy Huth, foi a primeira a transformar a acusação em processo no Tribunal Superior de Los Angeles. Nos documentos, a mulher relata que Cosby se aproximou dela e de uma amiga de 16 anos enquanto elas observavam de longe as gravações de um filme que contava com ele no elenco, em um parque da Califórnia. Segundo ela, o ator, mesmo sabendo da idade das meninas, convidou-as para ir a seu clube no fim de semana seguinte. 
 
No clube, Cosby teria dado bebidas alcoólicas para as duas meninas e as levado para a mansão da "Playboy", aconselhando-as a dizerem que tinham 19 anos caso alguém perguntasse. Segundo o relato de Huth, quando ela foi ao banheiro, o humorista a encontrou em um quarto adjacente e começou a "abusar sexualmente dela, tentando colocar a mão dele por baixo das calças dela e colocando a mão dela na dele, realizando um ato sexual nele mesmo sem o consentimento dela". O caso aconteceu em 1974, quando ela tinha 15 anos.

Desde que começaram as acusações, Coby teve um show cancelado em Las Vegas e um especial de comédia adiado.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos