FAB investiga qualidade de combustível do avião que levava Huck e Angélica

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), investiga se o avião que levava os apresentadores Luciano Huck e Angélica a Campo Grande (MS) voava com combustível adulterado na hora do acidente, que ocorreu domingo (24), em uma fazenda, a 30 km do Aeroporto Internacional da cidade.

De acordo com a assessoria da FAB, a aeronave foi recolhida do local do acidente para o hangar da empresa operadora, em Campo Grande, onde os investigadores do Cenipa irão retirar componentes do sistema de combustível para análise. A ação inicial consiste na coleta de amostras de combustível, óleo do motor e filtros, fotografia de detalhes da aeronave, além de entrevistas e levantamento de evidências.

O procedimento é comum nesse tipo de investigação, segundo a assessoria. Todas as amostras serão levadas para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP).

No último domingo, a aeronave modelo Embraer 820 apresentou falhas no sistema de abastecimento de combustível, o que levou o piloto a fazer um pouso forçado no pasto de uma fazenda. Os apresentadores, os três filhos, as duas babás e a tripulação sofreram apenas ferimentos leves.

A equipe que realizou a ação inicial é composta por investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) e um oficial da Base Aérea de Campo Grande. Há também um engenheiro da Embraer.

O acidente

Pilotado por Osmar Frattini, de 52 anos, o avião, um bimotor modelo Embraer 820C, teve uma pane no motor esquerdo enquanto sobrevoava a Serra de Maracaju, obrigando Frattini a fazer um pouso de barriga numa fazenda de gado. Inicialmente socorridos por moradores do local, os passageiros do voo foram encaminhados ao hospital Santa Casa de Campo Grande, onde passaram por exames de tomografia e raio-x.

Os apresentadores foram transferidos para São Paulo no próprio domingo, onde passaram a noite. Na tarde de segunda, um boletim médico sobre a saúde deles foi divulgado. Huck fraturou a décima vértebra torácica e Angélica teve lesões na musculatura do abdômen e um estiramento muscular na região da cervical.  Os filhos dos apresentadores e as babás também passaram pelo hospital, mas tiveram alta na madrugada.

Luciano Huck e Angélica receberam alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo no início da noite de segunda-feira. Eles deixaram o local por volta das 21h30. "Agora vamos descansar em casa", declarou o apresentador. O casal vai voltar ao Rio de Janeiro, onde mora.

Usando um colar cervical, Angélica deixou o hospital chorando. "Apanhei um pouco, mas estou ótima", disse brevemente. "Agradeço o carinho de todos", completou Huck.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos