Um dia após nascimento, bebê, Kate e William passam bem

Do UOL, em São Paulo

Um dia após o nascimento de seu primeiro filho, um menino, Kate Middleton e o Príncipe William estão bem, assim como a criança. "Mãe, filho e pai passam bem esta manhã", escreveu o Twitter oficial da realeza nesta terça-feira (23).

O bebê nasceu às 16h24 (horário de Londres) da segunda-feira, pesando 3,798kg. William acompanhou o parto e estava presente na hora do nascimento.  O recém-nascido terá o título de príncipe de Cambridge, é o terceiro na linha sucessória para se tornar futuro rei e o terceiro bisneto da rainha Elizabeth.

Os pais de primeira viagem passaram a noite no hospital e devem deixá-lo ainda nesta terça com o bebê, de acordo com o tabloide The Sun. No entanto, isso só deve acontecer no fim da tarde, por volta das 18h (horário de Londres). Há ainda a possibilidade de eles ficarem mais uma noite no local e sairem só na quarta.

Os pais de Kate, Carole e Michael Middleton, entraram no hospital para visitar o casal. Não se sabe se ambos ainda devem receber mais visitas ao longo desta terça.

Kate e William, aliás,  divulgaram um comunicado agradecendo à equipe do hospital londrino St. Mary.

Na mensagem, publicada em um site oficial da realeza com o título "Uma mensagem do Duque e da Duquesa de Cambridge", o casal diz que recebeu um "enorme cuidado" e se diz agradecido pela compreensão de todos durante essa fase.  

Veja o comunicado:

"Nós gostaríamos de agradecer à equipe da ala Lindo e todo o hospital pelo enorme cuidado que nós três recebemos. Nós sabemos que foi uma época muito movimentada no hospital e gostaríamos de agradecer a todos – equipe, pacientes e visitantes – pela sua compreensão nesse momento"


Gravidez comentada
O príncipe Charles, pai de William, declarou que "tanto ele quanto sua esposa [a madrasta de William, Camilla Parker-Bowles] estão muito felizes com o nascimento". 

Charles Spencer, irmão mais novo de Diana e tio-avô do filho de Kate e William, manifestou animação com o nascimento do herdeiro real em um comunicado enviado à revista "US Weekly". "Nós estamos muito felizes. É uma notícia maravilhosa", afirmou.

Ele ainda relembrou o nascimento de sua irmã: "Meu pai sempre nos contava que Diana nasceu em um dia de calor intenso em Sandringham, em julho de 1961. [Com a chegada do filho de William,] é outro dia de verão muito feliz, meio século depois".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e outras personalidades comentaram o nascimento. Veja aqui.

A gravidez de Kate foi anunciada em dezembro de 2012, depois de meses de rumores. No dia do anúncio, Kate foi internada em um hospital, para tratar de complicações da gravidez, que poderiam afetar a gestação e limitariam as aparições públicas da duquesa. Mas, a partir do terceiro mês de gestação, Kate apareceu ativa e compareceu a uma série de eventos sociais.


Kate deu à luz cercada por uma equipe de grandes especialistas, entre eles o ginecologista Marcus Setchell, o obstetra Thorpe-Beeston e Sunit Godambe. Setchell estava à espera deste acontecimento há várias semanas. Ele disse em um evento de caridade que "parou de consumir bebidas alcoólicas há duas semanas" para estar pronto a qualquer chamado do Palácio, segundo o jornal "The Telegraph". O médico também tinha à sua disposição uma escolta policial para ir o mais rápido possível ao hospital.

Príncipe Wiliam, que é piloto de helicópteros da Força Aérea britânica, deve tirar duas semanas de licença paternidade, como autoriza a lei.

Para celebrar o acontecimento, a Real Artilharia da Cavalaria do Rei disparará por volta das 10h (de Brasília) uma salva de 41 tiros de canhão no Green Park, um parque situado próximo ao palácio de Buckingham. Neste mesma hora, a Honorável Companhia de Artilharia disparará 62 tiros de canhão na Torre de Londres e sobre o rio Tâmisa.

Rainha foi a primeira a saber
O nascimento do bebê só foi anunciado ao público após seguir um extenso protocolo no Palácio de Buckingham. Logo após a chegada do herdeiro real, as principais informações do bebê, como sexo, peso, altura e horário do nascimento foram escritas em um papel oficial, timbrado com o brasão da família real.

Esse papel então foi levado por um assessor da realeza presente no hospital a um motorista, que, por sua vez, levou as informações até o Palácio.

A Rainha Elizabeth 2ª e membros mais velhos da família real foram então informados da chegada do bebê, assim como os pais da Duquesa de Cambridge. Só depois disso é que o nascimento foi divulgado aos súditos, com a colocação de um cavalete na frente do Palácio. O Twitter oficial do Palácio anunciou o nascimento apenas após o cumprimento de todas essas etapas.

Nomes
O nome do bebê deve demorar dias para ser revelado. Os ingleses tiveram que esperar uma semana para saber o de William e um mês para saber o de Harry.

Segundo uma pesquisa publicada pelo jornal britânico "Mail on Sunday", entre os nomes que os britânicos gostariam de dar para o novo membro da casa real, os preferidos eram James, no caso de um príncipe, ou Victoria, se fosse uma princesa.

De acordo com o jornal "Sunday Times", as preferências mostram uma tendência tradicionalista, já que James I foi um soberano muito apreciado na história do país, reinando entre 1603 e 1625.

Kate e William tem 42 dias, contando a partir de segunda, para registrar o nascimento, informou o "The Guardian". Tradicionalmente, os herdeiros reais são registrados em casa por um escrivão.


Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos