Justin Bieber é autuado por pichar muro de hotel
Do UOL, em São Paulo
A Polícia Civil do Rio de Janeiro autuou Justin Bieber por pichar o muro do hotel Nacional, em São Conrado, no Rio, na madrugada de terça-feira (5). De acordo com a assessoria de comunicação da corporação, o caso será encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim), por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo.
- 16105
- http://celebridades.uol.com.br/enquetes/2013/11/06/e-justo-justin-bieber-ser-autuado-por-grafite.js
O cantor havia recebido autorização da Prefeitura para realizar um grafite no muro da Vila Olímpica, no Morro do Vidigal, mas não cumpriu o combinado. Para evitar fotógrafos e jornalistas, a equipe do artista mudou o local por contra própria, e o ídolo teen fez os desenhos no muro do hotel, que está desativado. A autorização dada pela Prefeitura não se estendia a outros locais.
Agressão
Mesmo assim, vários paparazzi ficaram na cola do artista, registrando o momento em que ele fez os desenhos. Um deles, o fotógrafo Delson Silva, da AgNews, se aproximou para fazer fotos mais nítidas e diz que foi agredido pelos seguranças do ídolo teen. "Um dos seguranças dele, deviam ter uns oito, nove, todos enormes, rasgou a minha camisa, me deu socos e tapas", relatou Delson ao UOL.
O delegado Antonio Ricardo Nunes, da 15º DP, confirmou a jornalistas que outro fotógrafo, Gabriel Reis, que cobriu com tinta branca os desenhos feitos pelo cantor, denunciou Bieber formalmente, sendo que o caso foi registrado como "pichação". Um representante da assessoria do cantor foi ouvido na última terça e disse que, por questões de segurança, a equipe do artista não achou viável o cantor grafitar no local autorizado.
-
Bieber chegou a ser escoltado pela Polícia do Rio durante o grafite
Na pichação, Justin escreveu frases em inglês. Uma delas era "respect privacy" (respeite a privacidade). À tarde, fotógrafos foram ao local e pintaram de branco os desenhos de Bieber, sobre o letreiro "respect privacy" agora aparece a palavra "papparazo".
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, crime previsto no artigo 65 da Lei no 9.605. A pena pode variar de 3 meses a 1 ano, além de multa para quem pichar, alguma edificação ou monumento urbano. Se o ato for realizado em monumento ou edifício tombado, o período de detenção aumenta. Vale lembrar que não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio, público ou privado, como manifestação artística e desde que consentida pelo proprietário ou com a autorização do órgão competente.
Em meio a polêmicas, cantor publica mensagem enigmática
Nesta quarta, o cantor publicou um texto no Instagram ao lado de uma foto em que se lê "Você realmente me conhece?".
Na legenda da imagem, Bieber escreveu "Eu sou louco, sim. Isso é só o que o jogo fez de mim. Eu talvez precise substituir minhas caretas e talvez precise evitar as pessoas que não fazem com que eu me lembre de quem sou, mas eu vou sempre lembrar de quem sou".