Frutas ou salgadinhos? Famosos contam o que põem na lancheira dos filhos
Giselle de Almeida
Do UOL, no Rio
-
Reprodução/Instagram/wanessaoficial
Wanessa com o marido, Marcus Buaiz e os filhos José Marcus e João Francisco
Era para ser uma inocente merenda, mas virou motivo de discórdia na internet. O lanche saudável preparado por Bela Gil para a filha, Flor, com granola, batata doce e banana da terra, levantou discussão na web, e a chef de cozinha sofreu críticas pela merenda "diferente" da criança. Famosos ouvidos pelo UOL não só apoiam as escolhas de Bela como também incentivam seus pequenos a preferir frutas a salgadinhos na hora do recreio.
Já acostumada ao bullying virtual – especialmente depois do "churrasco de melancia" –, Bela defendeu em seu blog sua escolha, lembrando que alimentação é hábito e que suas opções têm uma motivação importante: agradam ao paladar da menina. A cantora Wanessa partilha da mesma opinião: as crianças só vão comer bem se os pais derem o exemplo.
"Se eu tomar refrigerante todo dia, meus filhos vão achar legal. Em casa, eles me veem comendo peixe, brócolis, comidas saudáveis. Agora, é um absurdo alguém dizer que a mãe está certa ou não. Ela está certíssima, tem que escolher o que acha saudável. Crianças têm que aprender a respeitar as diferenças desde agora. Quem sabe a filha da Bela não ajude as amiguinhas a comer melhor?", analisa.
Desde que passou por uma reeducação alimentar, há oito anos, a cantora de 32 deixou no passado sua fase à base de junk food e o efeito sanfona da adolescência. Hoje, dá preferência a alimentos naturais e orgânicos, e segue as orientações de um pediatra e de um nutricionista para construir o cardápio de José Marcus, 3, e João Francisco, que completa um ano dia 19.
"Até dois anos, era a alimentação dos sonhos. Agora o José está ficando mais seletivo. Outro dia queria chocolate na hora do jantar, mas a gente vai negociando. Só dou se comer todo o frango. Quando é numa festinha infantil, eu deixo comer uma coisa ou outra. Na escola, ele levava lanche saudável e acabava comendo um bolinho de chocolate do amiguinho. Os pais se reuniram e agora a escola é que oferece o lanche", conta. Com isso, as frutas que ele não curtia tanto, como uva, entraram com mais frequência na rotina do menino.