"Minha voz me incomoda", diz Caitlyn Jenner após assumir-se transgênero

Do UOL, em São Paulo

Caitlyn Jenner admitiu, em um desabafo publicado em seu site na segunda-feira (20), sentir-se incomodada com a sua voz. A ex-atleta falou sobre o assunto ao relembrar o discurso que fez na premiação ESPY Awards, em Los Angeles, no dia 15 de julho.

"Saí da comemoração cedo, então pude assistir ao ESPY porque há um delay de três horas na Califórnia. Para mim, foi um pouco difícil me assistir. Embora tenha me sentido ótima naquele vestido fabuloso, eu ainda tenho uma questão com a voz. Não me parece correta se comparada com a minha aparência feminina. Isso me incomoda um pouco. No entanto, espero que as pessoas não escutem o tom da minha voz, mas aquilo que eu tenho para dizer. Isso é importante para mim", disse.

Segundo ela, as pessoas não compreendem questões relativas à comunidade de transgêneros: "Agora estou em uma posição de tentar explicar, de tentar fazê-las entender que são questões sérias e que afetam muitas pessoas".

No mesmo texto, Caitlyn falou do desafio de ler seu texto no teleprompter. "Como era uma criança com dislexia, meu maior medo era era ler na frente da sala de aula porque não era boa nisso -- e isso permanece com você ao longo da vida. É por isso os meus discursos sempre são improvisados", afirmou. "Mas no ESPY, tive que ficar grudada no visor porque só tinha alguns minutos para fazer aquilo dar certo", explicou.

Ela ainda contou que ficou preocupada com o que vestiria na premiação. "Donatella Versace veio até mim e disse 'eu quero fazer o vestido'. Eu disse, 'estou dentro'", disse Caitlyn, que teve sua roupa confeccionada na Itália.

Discurso no ESPY Awards

Durante seu discurso no palco, Caitlyn se emocionou e pediu pelo fim do preconceito às pessoas trans. Em lágrimas, falou como sentia-se feliz mesmo em meio à luta contra comentários ofensivos. 
 
"Se você quer me xingar, fazer piadas, duvidar das minhas intenções, continue. Eu aguento. Mas a verdade é que há milhares de crianças lá fora tentando chegar a um acordo sobre quem elas são e elas não deveriam ter de lidar com isso", discursou. Na plateia, os filhos Brody, Kylie e Kendall assistiam ao discurso da "mãe trans" sobre as dificuldades que tem sentido depois de assumir sua nova vida.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos