Famosas adotam buffets fitness e doces de whey para manter dieta em festas

Do UOL, no Rio

Com o universo fitness em alta e cheio de adeptas famosas, toda novidade que ajude a definir o corpo automaticamente vira moda. A nova onda entre elas são os "buffets fitness", que servem alimentos com pouquíssimas calorias e muito whey -- suplementos com alta concentração de proteína. Juju Salimeni, repórter do programa "Legendários", anunciou que contratou o serviço para seu casamento. E no final ano passado, Gracyanne Barbosa ganhou uma festa surpresa nos mesmos moldes: nada alcoólico, nenhuma fritura e zero açúcar.

No cardápio fitness entram brigadeiro de batata doce, bijuí de tapioca recheado com hommus de beterraba e até mesmo uma versão 'fit' da coxinha. De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, alguns dos pratos podem ter menos de 100 calorias. "Existem alimentos superlight, como o quadradinho de brownie raw com 70 kcal cada", explica.

Segundo Daniela, a demanda por serviços de alimentação voltados para o universo fitness começou há um ano, mas no final do ano passado o conceito se popularizou. Tudo por causa do aniversário de Gracyanne Barbosa, conhecida por seu corpo forte e bem-definido. Na festa, não havia refrigerante ou fritura. No lugar, a "Fit Party da Gra" serviu água de coco, carpaccio de berinjela e esferas de whey com amêndoas.

A ideia é apoiada por outras musas fitness, como Nicole Bahls. "Acho que é muito importante ter essa opção. Cada vez mais aumenta a busca por uma vida saudável e reeducação alimentar. E festas sempre são vistas como riscos para quem busca uma alimentação regrada", diz a modelo. "Quando estou fazendo dieta, evito ir a festas, mesmo que seja o aniversário da minha melhor amiga. Agora eu posso começar a ir para os eventos sem me preocupar com a alimentação", comemora.

Juju Salimeni deve ser a primeira famosa a oferecer quitutes com whey numa festa de casamento. A apresentadora vai trocar alianças em setembro de 2015 e contratou um buffet para servir adequadamente quem faz dieta. A repórter decidiu quando viu o cardápio com "esferas de whey com pistache", "sweet potato brownie", "mini fit de banana com merengue", "mini fit proteico de chocolate sem lactose" e "pão de mel sem glúten". O bolo também será mais "magro": massa e e recheios com whey protein. 

Para quem prefere enfiar o pé na jaca e não seguir a dieta da apresentadora – que não inclui açúcar, lactose, glúten e muito menos álcool – Salimeni também vai disponibilizar os bons e velhos brigadeiros e cajuzinhos.  "A comida fitness é tão boa quanto a comida normal. Vou disponibilizar pratos comuns, mas quero apresentar os alimentos saudáveis para quem não faz dieta", diz a ex-Panicat.

Juju optou pelo fitness para poder aproveitar sua festa. "Quero comer muito no meu casamento, sem culpa." No dia a dia, a modelo é tão regrada que se alimenta praticamente com os mesmos ingredientes: batata doce, whey protein e claras de ovo. Ela vive assim há pelo menos dois anos e agora está levando a São Paulo uma franquia delivery de refeições para emagrecimento e ganho de massa.

A atriz Karina Bacchi, que acaba de sair na capa de uma revista especializada em musculação, provou e aprovou os buffets. "Já fui a vários eventos com essa alimentação especial. Adoro sucos e comidinhas funcionais." 

Os cardápios agradam até mesmo a quem se permite um pouco de açúcar, como a panicat Carol Dias. Ela costuma abrir exceções para festas. "Gosto de ser feliz, como um docinho de vez em quando, sim." Mesmo assim, ela engrossa o coro das que adoraram a ideia. "Gostaria dar uma festa que agradasse a todos, que tivesse as comidinhas fitness de whey, mas também oferecesse as mais calóricas para quem gosta de enfiar o pé na jaca."

Reprodução/ Instagram/ @karinabacchi / Divulgação
Marombada de carteirinha, Karina Bacchi não quer abandonar alimentação saudável nem quando vai a aniversários e casamentos: "Adoro sucos e comidinhas funcionais"

Para a nutricionista Alexandra Marinho, tal repetição e restrição na alimentação pode ser prejudicial. "Não existe necessidade de restringir a alimentação a tão poucos alimentos", diz. "Uma alimentação mais variada pode trazer melhores resultados inclusive para quem já é ou quer ficar marombado", explica. 

E a especialista alerta: para quem não malha, um brigadeiro de whey ocasional não vai fazer diferença alguma. "Não vai ajudar a emagrecer nem nada. Comer numa festa fitness teria os mesmos efeitos que comer em casa algo mais proteico, como carnes."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos