Huck erra na final de "Soletrando" e abre inscrições para 2009

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Quem Irrita

Luciano Huck

Não queremos questionar ou duvidar o valor de um quadro como "Soletrando", do "Caldeirão do Huck". É óbvio que é uma atração muito melhor e muito mais interessante do que qualquer gincana boboca, do que pegadinhas bocós ou daquele bate-papo chapa-branca com globais num sofá. Vale lembrar também que "Soletrando" não é uma criação da Globo ou de Luciano Huck, mas uma cópia de um modelo de competição que já faz sucesso nos EUA desde a primeira metade do século passado. Inclusive gerou o meigo filme "Palavras de Amor", com Juliette Binoche e Richard Gere (2005).



Agora, o apresentador é apontado por internautas como tendo se comportado de forma prejudicial com finalistas, uma vez que errou a pronúncia de palavras que deveriam ser soletradas. Como soletrar corretamente algo que não foi dito corretamente?, perguntam em e-mails. "Infrepático", por exemplo, é diferente de "infra-hepático".

O programa Ooops! quer saber a sua opinião sobre a final do "Soletrando". Você assistiu? O que você acha? Huck atrapalhou ou não a final?

Dê a sua opinião.

Alheia a essa discussão, a Globo já abriu inscrições para a versão 2009 do quadro. Interessados devem acessar a página do programa: (http://caldeiraodohuck.globo.com/)

Em mensagem enviada a Ooops!, o apresentador nega ter interferido no resultado. "Eu deixei claro no início do programa que ia conhecer as palavras junto com os finalistas, para que a isenção em relação aos três candidatos fosse a mais transparente possível", afirma Huck.

"Considerando isso, pedi no ar, ao vivo, ao professor Sérgio Nogueira _ especialista em língua portuguesa e elaborador da lista de palavras _ que me corrigisse caso pronunciasse alguma palavra de forma incorreta. O que foi feito em 2 das 48 palavras do jogo. Ou seja, o finalista ouviu a pronúncia certa. E mais: as duas palavras que foram pronunciadas de forma incorreta, em um primeiro momento, foram corrigidas na seqüência e soletradas corretamente pelos participantes", declara o apresentador.

Quem é Legal

"Survivorman" e "À Prova de Tudo"

Dois programaços do canal Discovery, que ensinam como se comportar em emergências, em casos de vida ou morte. Para isso, os dois apresentadores (Les Stroud e Bear Grylls, respectivamente) se colocam nas piores situações possíveis de sobrevivência. Esperamos que ninguém nunca precise usar nenhuma daquelas técnicas, mas, eis dois programas realmente de utilidade pública.

SBT ressuscita velharias e volta a subir no Ibope

O "novo" domingo prometido por Silvio Santos foi, na verdade, apenas uma volta ao passado. O telespectador voltou a ouvir o bordão indefectível dos anos 80 ("Quem quer dinheirooooo?"), enquanto o apresentador lançava aviõezinhos feitos com notas de R$ 50; as pegadinhas que ridicularizam a platéia também voltaram, bem como quadros como "você conhece seu filho"...

O resultado de ontem foi excelente para os atuais padrões do SBT: quase 50% a mais de ibope no horário do domingo à tarde. Pela primeira vez em mais de um ano, Tom Cavalcante foi derrotado por Silvio Santos.

Em alguns momentos, o SBT chegou a ficar na frente da Record por 16 a 8.

Resta saber se haverá fôlego na audiência para o SBT repetir a dose. Afinal, são formatos do passado, em cenários muito pobres, vale acrescentar.

"Pânico" volta a crescer no Ibope; "CQC" entra em ranking da Band

No próximo domingo, novos números médios de audiência das emissoras trarão ao menos duas surpresas, ambas ligadas ao humor na TV.

De um lado, o "Pânico", da Rede TV!, que voltou ao patamar histórico dos sete pontos de média. Trata-se de uma notável recuperação para um programa que vinha sendo apontado como "em declínio", após perder parte de seu elenco. No início do ano, durante as férias, o "Pânico" chegou a cair para três pontos de média. Há dois meses, chegou e estacionou nos cinco pontos. Há duas semanas subiu para seis, e agora retorna ao seu ibope "tradicional". Parte disso se deve ao maior investimento na pauta do programa.

De outro lado, o humorístico "CQC", que deverá fazer parte pela primeira vez dos "top five" da Band. O "Custe o Que Custar" vem registrando ibope crescente desde a estréia; na semana passada chegou a seis pontos de média - o equivalente a um jogo de futebol ao vivo.

Globo e atores se unem para SBT não reexibir "Pantanal"

O SBT decidiu depositar em juízo o valor (de tabela) devido em direitos conexos e de imagem aos atores de "Pantanal". O SBT planeja a reexibição até janeiro de 2009. No elenco dessa novela, exibida originalmente em 1990 pela TV Manchete, há vários artistas que hoje mantêm contrato com a Globo (Claudio Marzo, Marcos Caruso, Ângelo Antônio e José de Abreu, entre outros).

Globo e artistas decidiram entrar na Justiça para vetar a reexibição. A Globo afirma ser dona do texto e das imagens - diz que comprou tudo do novelista Benedito Ruy Barbosa. O SBT, por sua vez, comprou a novela inteira (está com as fitas Beta, inclusive) de um empresário que a arrematou num leilão da massa falida da extinta TV Manchete.

O Jurídico do SBT alega que Ruy Barbosa não poderia revender à Globo o que já havia vendido à extinta Manchete.

Heroínas da Globo e Mutantes da Record travam batalha em horário nobre

Acontece hoje um dos maiores embates dos últimos anos na TV aberta: no mesmo dia em que a Globo estréia seu principal produto - a novela "A Favorita", às 21h -, a Record põe no ar o último capítulo de sua novela de maior sucesso, "Caminhos do Coração".

É a primeira vez que as duas emissoras travam uma batalha com seus melhores (sic) produtos. Ou, pelo menos, os mais badalados.

Embora não confirme, a Record teria gasto quase R$ 1 milhão somente no episódio final de "Caminhos"; amanhã a novela ganha uma continuação, na forma de série.

  • Veja a íntegra do bate-papo com o jornalista Ricardo Feltrin
  • Ricardo Feltrin

    Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos