Record e SBT ameaçam Globo no ibope? Nem sonhando
-
Montagem
"Os Dez Mandamentos" disputa audiência com "A Regra do Jogo"
Várias colunas, inclusive esta, têm mostrado nos últimos dias como o elevado ibope de "Os Dez Mandamentos", da Record, tem atrapalhado o horário nobre da Globo. E não só em São Paulo mas em outras capitais do país.
A novela bíblica vem batendo 20 pontos de média em SP, e isso fez a Globo mudar sua grade na semana passada, para não prejudicar "A Regra do Jogo". Uma das táticas foi espichar o "Jornal Nacional". Sim, a Globo mexeu na grade. Mas isso significa de alguma forma que a emissora tem sua liderança no ibope ameaçada? Nem sonhando, caros leitores e leitoras.
Dados inéditos de audiência obtidos por esta coluna exibem, pela primeira vez, o tamanho da hegemonia da Globo não em pontos de ibope, nem em participação no universo de TVs ligadas (share), mas sim em minutos de liderança isolada.
Vejamos: entre 1º de janeiro e 31 de agosto último passaram-se exatos 349.920 minutos.
Acontece que, desses 349.920 minutos, a Globo foi líder isolada, sozinha, inconteste em "meros" 333.750 minutos.
Ou seja, a TV Globo em 2015 ficou isolada em primeiro lugar em audiência por nada menos que 95,37% do tempo.
Surpreendentemente, a despeito do sucesso atual da novela bíblica da Record, a segunda emissora que mais tempo ficou como líder isolada foi o SBT, com 9.093 minutos em 1º lugar (2,59% do ano)
Nota: a maior parte desses milhares de minutos se deve a uma atração com nome e sobrenome: "Programa Silvio Santos".
A Record vem apenas em terceiro lugar, com 7.010 minutos (2,02%) em primeiro lugar. E muitos desses minutos são obtidos não em horário nobre, mas às tardes, com o "Balanço Geral" e o "Cidade Alerta", por exemplo.
Em quarto lugar vem a Band, com apenas 67 minutos em primeiro lugar isolado --ou 0,01% de 2015.
RedeTV!, Cultura ou TV Gazeta não lideraram em nenhum momento do ano.
Casas Decimais
No método usado nesta reportagem foram usadas as casas decimais para se isolar de forma matemática quem foi líder.
Se fosse usado um método com "arredondamento", então certamente haveria alguns milhares de minutos de 2015 em que SBT, Record e Band poderiam se arrogariam o posto de co-líderes de audiência, ao lado da Globo ou entre si.
Mas, usando casas decimais, o bicho pega, e pega 95,37% a favor da Globo.
O tamanho da liderança da Globo é, além da programação esmerada, outro argumento que explica a imensa concentração que a emissora tem nos bilhões de reais do mercado publicitário brasileiro.
Então, quantos outros sucessos consecutivos como "Os Dez Mandamentos", "Cúmplices de um Resgate" ou "Carrossel" seriam necessários para diminuir essa distância "bíblica"?
Pelo jeito, talvez nem em 40 anos esse deserto chegue ao fim.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.