Record tenta atrair artistas com matérias "chapa-branca"
-
Renan Katayama/AgNews
Péricles foi um dos cantores que ganhou uma matéria elogiosa na Record
Sofrendo com uma falta crônica de convidados cantores e cantoras em seus programas, que quase nunca aceitam participar de atrações da casa temendo represálias da Globo, a Record está usando outra estratégia para atraí-los. Para isso, até mudou sua linha "editorial".
Desde o mês passado, a emissora vem fazendo reportagens "especiais" bastante elogiosas sobre artistas populares. Tudo com o objetivo de vencer a resistência deles a convites para participar de programas como os de Xuxa, Marcos Mion, Sabrina e o "Domingo Show", por exemplo.
Na semana passada e retrasada, o sambista Péricles e a dupla Chitãozinho & Xororó foram alvo de matérias absolutamente elogiosas, sem nenhuma análise sobre qualidade musical de fato.
A matéria de Péricles (que foi cabeleireiro) durou quase 7 minutos e, assim como as demais, entrou para a série "Antes da Fama". A série mostra a profissão que alguns artistas tinham antes de chegar ao estrelato. Todas as matérias são "chapa-branca". Ou seja, para os entrevistados é só alegria.
"Ninguém faz o que Péricles faz com a voz", exagerou o repórter Carlos Dornelles, enquanto exibia o "dificílimo e altamente complexo" trecho "Paracundê/ Paracundê/ Paracundê-ô", da canção "Se Eu Largar O Freio".
Paula Lima, Rio Negro & Solimões, Roberta Miranda, MC Guimé e outros funkeiros e funkeiras também têm sido e serão "homenageados" pela Record.
Todos podem apostar que serão chamados a devolver o, digamos, agrado.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.