Rede TV! dribla lei e faz multiprogramação; assista

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

A Rede TV! está fazendo multiprogramação, que é a divisão do sinal em mais de um canal. Ontem à tarde, por exemplo, enquanto a Rede TV! no sinal aberto exibia os programas terceirizados "Superpapo" e "Planeta Turismo" (horário vendido), a Rede TV! HDTV (transmitida em alta definição) exibia o "TV Fama".

Isso é proibido por lei. A norma nº 01/2009 do Ministério das Comunicações impede que TVs privadas ou estaduais façam multiprogramação, que é a divisão do sinal. A Rede TV usa uma programação no sinal analógico, ainda em uso, e outra diferente para a HDTV.

Com isso a emissora pode, entre outras coisas, ter a possibilidade de faturar duas vezes: uma com o horário vendido para esses programas chamados caça-níqueis, como o "Superpapo" e "Interligado" (no sinal aberto); e outra com anunciantes mais "estofados" na transmissão em HDTV.

Outro lado

Procurada pela coluna sobre a prática, a Rede TV! declarou, por meio de sua assessoria, que sua posição é a seguinte: "A RedeTV! está cumprindo integralmente os termos do decreto que regula o assunto, incluindo a sua programação no canal digital".

No ano passado, a estatal TV Cultura foi proibida de até fazer testes com a multiprogramação. Depois, em acordo com o governo federal, ficou acertado que poderia fazer alguns testes. Atualmente, a emissora faz testes com até três canais. É possível chegar a quatro.

Record muda toda a grade e cresce no domingo

Pouco mais de um mês depois depois de mexer em toda a grade de programação do domingo, a Record colhe os frutos de sua estratégia. A decisão de passar o programa de Gugu para as 16h e o "Domingo Espetacular" às 20h levou a emissora à vice-liderança isolada da TV aberta. Também fez o "Domingo Espetacular se transformar no programa mais visto da casa, e um concorrente direto, no mesmo horário, do "Fantástico", da Globo.

Quando Gugu entrava às 20h o programa raramente passava de 8 pontos de média, perdendo muitas vezes para o SBT. Mas, das 16h às 20h --horário que historicamente sempre foi seu--, Gugu subiu quase que imediatamente para 11 pontos de média, e 15 de pico.

No mesmo período a média da líder Globo nem é tão maior: 16,4. O SBT fica em terceiro, com 8,4. A Rede TV!, a essa altura, não dá mais que 1 ponto na Grande SP.

Na faixa das 20h à 0h, no entanto, é que a tática da Record se mostrou mais eficiente. O "Domingo Espetacular" ontem registrou média de 15 pontos, vice isolado, contra 20 da Globo. Mas, às 21h20, por exemplo, a diferença entre Globo e Record foi de apenas 0,7 ponto (20,1 x 19,4).

Já o "Pânico", da Rede TV!, que semanas atrás passava o tempo todo brigando com Gugu, parece não ter a mesma influência sobre o público do "Domingo Espetacular", aparentemente mais fiel.

O que é Legal

Programa "Manos e Minas", da TV Cultura

Único do gênero na TV aberta, o programa tem o mérito de dar voz e imagem à periferia e sua peculiar cultura. Por outro lado fica muito preso a São Paulo; seria interessante conhecer mais iniciativas (musicais ou não) das periferias de outras grandes cidades do país.

O que Irrita

Mães Dinahs da Copa do Mundo

Em todos os canais, sem exceção, foi um festival de adivinhações, palpites e chutes de resultados, de quem venceria quem ou quem iria para a final. Pra isso já existe o Bolão, não precisa de comentarista pago. Horas e horas de pura perda de tempo para o telespectador, já que não houve uma viv"alma que acertasse absolutamente nada. Não é só o futebol brasileiro que precisa ser repensado. A cobertura também precisa evoluir, se possível não fazer mais da "chutança" a essência das mesas redondas. 

Assista ou leia a mais notícias exclusivas de TV, música, cinema, além de valiosas informações sobre a vida secreta dos insetos himenópteros da superfamília dos apoídeos... tudo isso no programa Ooops!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos