Clube dos 13 'racha' sobre futuro do futebol na TV

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

O Clube dos 13 "rachou" a respeito da venda de direitos de exibição dos jogos do Brasileiro à TV. A situação é tensa, e Ooops! obteve acesso exclusivo a um documento em poder dos grandes clubes.

O documento traz uma espécie de "diagnóstico" da situação sob as novas regras das vendas dos direitos, mostra que há "racha" entre os dirigentes dos clubes e revela preocupação com o rumo do futebol na TV aberta nos próximos anos.

A mudança das regras, em questão, fez com que a Globo perdesse a ascendência e "preferência" de décadas que tinha sobre a compra dos direitos do futebol brasileiro. Agora, todas as emissoras competem por igual. Elas deverão entregar suas propostas no próximo mês.

No "racha", de um lado está o grupo que defende que a venda dos direitos do Brasileiro de 2012 e 2013 deverá ser feita à TV que fizer a maior proposta em termos financeiros.

Esse grupo estaria mais alinhado com a Record, que, nos bastidores, especula-se que fará oferta insuperável ao Clube dos 13. A emissora já tem exclusividade sobre o próximo Pan-Americano e as próximas Olimpíadas.

Do outro lado estão clubes mais alinhados com a Globo (e Band), que acreditam que há um risco muito grande de se tirar o futebol da Globo pura e simplesmente.

Para esse grupo, a troca poderia afetar negativamente não só a audiência dos jogos, mas também a a publicidade em estádios e a venda de produtos ligados ao futebol. Isso porque, acredita esse grupo, a Record não teria condições de, em um ano, obter os mesmos índices de audiência que a Globo no horário dos jogos.

O "diagnóstico" em poder do Clube dos 13 aponta um exemplo específico:

"A audiência dos jogos da 4ª. feira seria bem menor que a atual. Hoje uma partida durante a semana recebe com aproximadamente 40 pontos de audiência de um pgm da Globo (novela), enquanto o pgm da Record entregaria na média de 10 pontos. Resumindo, 4 vezes menos", diz o documento obtido pela coluna.

O documento também levanta questões sobre as eventuais estratégias que a Globo teria, caso ficasse sem o Brasileiro. A previsão é que ela poderia reduzir drasticamente a cobertura do campeonato brasileiro, substituir essa cobertura por times, estrelas e campeonatos europeus (que ela, Globo, já comprou) e, por último, focar a transmissão e a cobertura da seleção brasileira, uma vez que a Copa de 2014 é da Globo.

Outra preocupação de parte do Clube dos 13 seria com o que a Globo poderia colocar no horário do futebol, às quartas e domingos, para roubar audiência das partidas. Como blockbusters, por exemplo).

Enquanto as propostas das emissoras não são abertas, representantes delas e dos clubes vêm se reunindo com frequência, no intuito de criar "parcerias" estratégicas. Segundo Ooops! apurou, a Record estaria em contato com emissários da Rede TV!, Band e SBT, com intuitos "estratégicos" contra a Globo.

Há ainda dentro do Clube dos 13 algumas cabeças que defendem que a venda dos direitos nos próximos anos seja "híbrida". Em outras palavras, que seja feito uma espécie de pool entre as emissoras, para que todas possam exibir jogos. Essa proposta certamente seria recusada pela Record.

Leia ou assista somente a notícias exclusivas do mundo do Entretenimento no programa-coluna Ooops!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos