Após Corinthians, Flamengo também vai sair do Clube dos 13

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

O Clube dos 13, que na verdade congrega 20 times, entrou em processo de implosão. Depois do anúncio do Corinthians, hoje, de  se "licenciar" da organização de cartolas, o Flamengo deve anunciar a mesma medida até amanhã. Isso põe fim às intenções do Clube de negociar conjuntamente os direitos de exibição na TV aberta e fechada dos campeonatos Brasileiro de 2012, 2013 e 2014.

O presidente do Clube dos 13 disse que o estatuto da entidade não prevê "licenças".

 Corinthians e Flamengo podem retornar ao "guarda-chuva" da CBF, para que a confederação volte a negociar em seu nome com as TVs. Na prática, a implosão do Clube dos 13 também porá fim às pretensões da TV Record de arrematar os direitos exclusivos do futebol de 2012 a 2014.

Segundo Ooops! apurou, a Record estava disposta a pagar até R$ 1,3 bilhão pelos direitos exclusivos --cerca de R$ 500 milhões a mais que o valor consideradol viável pela Globo. Ciente de que a Record deveria ganhar a "licitação", o Corinthians decidiu sair do jogo. Além de ter relação mais próxima com a Globo, a direção do time alegava, em conversas nos bastidores, que temia perder dinheiro e exposição sem a Globo.

Caso Corinthians e Flamengo confirmem a reunião à CBF, é quase certo que outros times façam o mesmo para não perder dinheiro precioso das TVs, uma vez que a confusão já ameaça a realização do próprio Brasileiro de 2012.

 Assim, a CBF faria uma nova "licitação" e seu edital, diferentemente do preparado pelo Clube dos 13, poderá beneficiar novamente a Globo. A CBF, velha parceira da emissora carioca, pode incluir pesos e exigências técnicas diferentes das que os cartolas previram no edital agora abortado (deveria ser publicado até sexta). Por exemplo, exigir "know how", número de carros-link, número de câmeras em campo e outras especificidades.

História do "sindicato dos clubes"

O Clube dos 13 foi criado em 1987 pelos chamados grandes clubes, como uma forma de garantir direitos dos clubes junto às TV"s. A inspiração veio da Europa, quando outros grandes clubes se uniram para lutar por mais direitos e ganhos.

Apesar do nome, são 20 os times que integram hoje o Clube dos 13: São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Bahia, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional (os fundadores) ; e mais Sport, Vitória, Portuguesa, Goiás, Guarani, Coritiba e Atlético-PR

Até 2010, a negociação dos direitos de exibição do futebol sempre foram uma prerrogativa da Globo. A emissora monopolizou as transmissões do Brasileiro e dos estaduais durante décadas. No ano passado, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu que tal monopólio era ilegal, e que todas as TVs teriam direitos iguais na transmissão.

Depois de perder a exclusividade das Olimpíadas de 2012 para a Record, a Globo agora deveria perder também o Brasileiro, uma vez que, pelas condições do Clube dos 13, a emissora que oferecesse mais, em envelope lacrado, ficaria com a exclusividade. Corinthians e Flamengo, pelo menos, já estão fora dela, num duro golpe para a Record.
 

Leia ou assista somente a notícias exclusivas do mundo do Entretenimento no programa Ooops!, exclusividade TV UOL

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos