Com ibope em alta, novelas dão fôlego à Globo em horário nobre

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Dados obtidos por Ooops! apontam que, desde abril as principais novelas da Globo --"Cordel Encantado" (18h), "Morde & Assopra" (19h) e "Insensato Coração" (21h) tiveram considerável aumento no ibope, ajudando a Globo a tomar fôlego num momento chave, e manter a segunda colocada a uma distância considerável --ao menos até o início de "A Fazenda", na Record.

"Morde & Assopra", por exemplo, ganhou quase 20% de ibope desde abril, passando de 27 para 33 pontos.

A segunda colocada em desempenho é a trama das 18h. "Cordel", história escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, e dirigida por Ricardo Waddington, ganhou quase 15% de audiência desde abril (dados de julho até dia 24), passando de 27 pontos para 31.

Mesmo índice foi obtido por "Insensato Coração", que passou de 35 para 40 pontos, na reta final. Cada ponto vale por 58 mil residências assistindo ao programa na Grande São Paulo.

O que irrita 1

Canal Biography

O canal que estreou no Brasil em 2008 parecia uma promessa aos amantes das histórias de artistas e celebridades, e uma alternativa ao puramente fofoqueiro Entertainment! Mas o Bio. hoje é chatíssimo, exibindo biografias de personagens muitas vezes desconhecidos ou desinteressantes. Isso sem falar na quantidade de repetições de "especiais" sobre celebridades dos anos 80.

O que Irrita 2

Programas nojentos da TV paga

Viagem a locais ermos para comer vermes vivos. Uma hora de aula sobre como se faz comida de animais a partir de banha e larvas desidratadas. Isso sem falar naqueles especiais do NatGeo Wild, que exibem em alta definição como gorduchos e fofos esquilinhos d"água podem ser destroçados por seus predadores. A TV paga está se tornando opção para apenas dois tipos de telespectadores: os nojentos e os que acreditam em Ovnis, tal é o número de produções do tipo no ar.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos