Rádio AM sobrevive com má qualidade e baixa audiência; veja ranking

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Nas últimas duas décadas, proprietários de rádios AM fizeram promessas de que, "em breve", a péssima qualidade sonora de suas emissoras iria desaparecer, e ser substituída pelo alto e bom som digital. Bem, isso não vai ocorrer.

Mesmo assim, em pleno início do século 21, as rádios AM sobrevivem, mas sua audiência caiu ano após ano. A rádio AM mais ouvida de São Paulo (e, portanto, do país), a Globo, tem cerca de 135 mil ouvintes por minuto – o que representa metade da audiência da FM mais sintonizada de SP, a Nativa (271 mil ouvintes por minuto).

 

No entanto, a soma das 10 rádios AM mais sintonizados não chega a 400 mil ouvintes por minuto. Além disso, dados obtidos pela coluna apontam que, no interior do país, quase 50% das rádios AM estão nas mãos de igrejas – a maioria, evangélicas.

Por quase oito décadas, as AM (amplitude modulation) foram a principal transmissão via rádio, ainda que sujeitas a todo tipo de interferências.

Quem é Legal

"Carrossel"

Está certo, foi apenas o primeiro capítulo, mas o ibope surpreendeu, bem como a atuação do elenco - especialmente Rosane Mulholland, sobre quem recaíam as maiores expectativas, no papel de professorinha Helena. Rosane parece ter achado o tom exato da personagem, com um equilíbrio entre a meiguice e a função de educadora. Talvez o SBT tenha redescoberto um novo filão de boa audiência: as novelas infantis.

Quem Irrita

"Video Show"

O programa vespertino da Globo, e sobre a própria Globo, parece não ter mais nenhuma pauta nova. Tudo que se vê parece apenas repetição do que já foi mostrado outras "n" vezes. Assim como "Malhação", o programa precisa se renovar antes que o telespectador ronque na frente da TV.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos