Com (muita) folga, Globo tem os 47 programas mais vistos de 2012
A montagem do ranking dos programas mais assistidos deste ano não só deixa claro como a liderança da Globo em audiência é imperturbável, mas também humilhante. É praticamente um monopólio de ibope para a emissora dos Marinho.
Pegando por faixa horária, simplesmente os 47 programas mais vistos da TV este ano são da Globo. O primeiro programa da Record que vai aparecer nesse ranking é a minissérie "Rei Davi", que surge em 48º lugar.
No horário nobre, as três principais novelas da Globo estão na lista das 10 atrações mais vistas (1º, 3º e 10º). O sucesso do ano, claro, é "Avenida Brasil". A média dessas novelas foi superior, inclusive, ao badalado reality show "Big Brother".
Mas, o "Jornal Nacional", que em anos anteriores sofreu alguns tropeços, também voltou a ser um produto de força, sendo o vice-líder absoluto de ibope da emissora.
O futebol, ao contrário do que muita gente pensa, nem tem um ibope médio tão estrondoso: a rodada das quartas-feiras está em 9º lugar, atrás de "A Grande Família" e o "Festival Nacional".
Dois produtos que andaram perdendo terreno foram o "Domingão do Faustão" (19º lugar) e "Malhação" (21º lugar).
Os dados apresentados jogam de vez um balde de água gélida na concorrência que ainda acredita estar "no caminho da liderança". Vai ser preciso comer muito feijão e brócolis para chegar lá.
Com baixo ibope e faturamento, Record News faz megacorte de pessoal
Péssima notícia para o jornalismo. A Record News, rede livre em UHF e presente também em canal fechado, está promovendo o chamado "downzining" --o popular facão. Segundo este programa apurou, os cortes podem chegar a 80% do pessoal.
Há rumores de que a emissora passaria a retransmitir boa parte do que é exibido atualmente no canal 24 horas da Igreja Universal na internet.
Há muito tempo há uma disputa dentro da igreja, já que alguns de seus líderes não se conformavam com o dinheiro gasto para manter a Record News e não se obter resposta do público.
A Record News estreou no dia 27 de setembro de 2007, com a presença de Edir Macedo e do então presidente Lula. Seu objetivo era ser o primeiro canal de notícias 24 horas gratuito e combater o "elitista" Globonews, da Globo.
Alguns bispos da Universal, porém, defendiam que a igreja tivesse maior participação na grade de programação.
Quem é Legal
Denise Barbosa, comentarista da Globonews
Em um assunto tão árido e cheio de más notícias, como é o caso da economia, a comentarista e analista da Gloonews se destaca por sua simpatia e jogo de cintura. Denise muitas vezes improvisa com grande graça, como ocorreu num certo dia em que todas as ações da Bovespa haviam caído, exceto a da Ambev. Ao ouvir um pedido de explicações do âncora do telejornal para o motivo disso, Denise foi ágil e surpreendente: "Acho que é porque, com essa crise, todo mundo está bebendo mais". "Brincadeira", completou. Nota 10.
Quem Irrita
Jornal da Madrugada do SBT
Num mundo em que a informação imediata e urgente pela internet predomina, não tem cabimento a 2ª maior emissora do país continuar a investir em um jornal gravado cinco ou seis horas antes, e ainda por cima repetido na sequência. Urge o SBT investir em jornalismo de qualidade e por qualidade entenda-se "atualizado". Pega mal ficar exibindo notícias velhas, como ocorreu no caso do furacão Sandy.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.