Em um mês, João Kleber eleva Ibope de toda a RedeTV!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Leia todos os artigos
  • Divulgação

    Programa "Você na TV", com João Kleber, da RedeTV!

    Programa "Você na TV", com João Kleber, da RedeTV!

A volta de João Kleber já rende frutos e dividendos à RedeTV!. O "Você na TV", que estreou na última segunda, já está entre as cinco maiores audiências da casa e registra o maior "share" de toda a emissora ("share" é a porcentagem, dentro do universo de TVs ligadas, que está assistindo ao programa). O share diário de Kleber é de 5%. E aos sábados, com o "Teste de Fidelidade", o share atinge espantosos 9%. Para efeitos de comparação, o popular "TV Fama", maior audiência média da casa, ontem em média apenas 3% de share.

Das 9h30 às 12h, Kleber elevou a audiência da emissora de meros 0,6 pontos para média de 1,5 ponto. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios sintonizados na Grande São paulo. Parece pouco, mas se o programa durasse mais, provavelmente o Ibope seria ainda maior, uma vez que o "Você na TV" termina na faixa dos 2,5 pontos de ibope. Ou seja, durante suas duas horas e meia seu ibope cresce. Pouco, mas de forma consistente.

Infelizmente, assim como ocorre na Band em horário nobre, em vez de alavancar o resto da programação da RedeTV!, a subida de Ibope obtida por João Kleber é desperdiçada assim que o programa acaba. Isso porque, logo em seguida, entra no ar o programa da Igreja Universal do Reino de Deus, que dura três horas e joga a RedeTV! de volta ao traço --ou pelo menos perto dele.

Na Band ocorre o mesmo. A audiência vai bem até por volta das 20h30, quando termina o "Jornal da Band". Nesse momento, não raro, a emissora está na casa dos quatro ou cinco pontos de Ibope. Aí entra o "Show da Fé" do pastor R.R.Soares e o ibope da Band despenca para menos de um ponto.

Quando o programa religioso termina, entra no ar "Os Simpsons", e o desenho volta a recuperar audiência. Mas o tropeção em pleno horário nobre acaba prejudicando a média-dia da emissora da família Saad. Comparem então o efeito proporcional, já que o "Show da Fé" dura apenas uma hora na Band, mas o programa da Igreja Universal dura três horas na RedeTV!. Quando ele termina, sempre beirando o zero, cabe a Sonia Abrão tentar retomar a audiência.

De qualquer forma, somente com o "Você na TV" e o "Teste de Fidelidade", a média diária da RedeTV! deve voltar a atingir ao menos 1 ponto de média em abril. Em março, marcou 0,8 ponto.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin, 51, é colunista do UOL, onde apresenta o programa Ooops! às segundas. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos