Globo consolida programação para o próprio umbigo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Responda rápido: o que há em comum entre os programas da Globo "Encontro com Fátima", "Video Show", "Estrelas", "Domingão do Faustão" e, mais recentemente, "Fantástico"? Essa é fácil. São todos programas voltados única e exclusivamente ao conteúdo (ou umbigo) da própria emissora.

Todos esses programas têm como pauta principal o auto-elogio, a divulgação e enaltecimento ao elenco da casa ou à sua programação. Notem que em nenhum desses programas os entrevistadores fazem perguntas críticas, que gerem qualquer fagulha de tensão com os convidados.

Esta é talvez a principal característica da personalidade da Globo neste ano. A emissora parece estar fazendo programas voltados apenas para si mesma. Se o convidado é um cantor ou cantora, pode apostar que 99% das vezes ele será contratado da Som Livre. Se a visita é um ator ou uma atriz, é batata: é a mais recente estrela da novela das 19h, 21h ou 23h.

A Globo para ser de fato uma "senhora distinta", como demonstrou recentemente uma pesquisa de opinião feita pela casa. Faltou acrescentar: senhora distinta e egocêntrica.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos