"Não precisava tirar meu canalzinho", diz Valdemiro sobre Edir Macedo
-
Lourival Ribeiro/SBT
Valdemiro Santiago é entrevistado no "Programa do Ratinho" (19.dez.2013)
Em entrevista no quadro "Dois Dedos de Prosa", de Ratinho, no SBT, o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, falou sobre a perda do canal 21 (UHF) para a Igreja Universal, de Edir Macedo. A perda foi antecipada pelo UOL em outubro.
"Eu não sou inimigo do [Edir] Macedo. Mas, você acha que, se eu fosse dono de uma TV como a Record, eu precisaria de um canal como o 21? Ele tirou meu canalzinho, e não precisava", declarou.
Valdemiro afirmou que deixou a Universal 17 anos atrás, após voltar de uma missão da igreja na África. "Eu discordei da forma como a Universal estava seguindo", disse. Foi então decidiu montar sua própria igreja. "É claro que o sucesso da Mundial despertou ciúmes [em Macedo]. Isso todo mundo vê e fala, e pessoas de qualquer segmento [religião]."
O auto-intitulado apóstolo disse ainda que, após deixar o canal 21, a Mundial "explodiu" em crescimento, mas não apresentou números.
O fim do contrato da Mundial com o 21 (canal UHF que pertence à Band) se deveu a atrasos nos pagamentos pelo arrendamento da emissora. Valdemiro perdeu para a Universal também as madrugadas da Band.
Hoje, sua igreja tem horários locados apenas na RedeTV!, mas é proprietária de uma rede de rádios pelo país, e também está se instalando em outros países, como os Estados Unidos e o México.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.