Chiquititas

Desde estreia, "Chiquititas" perdeu 1 em cada 3 telespectadores

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Rodrigo Capote/UOL

    A atriz Giovanna Grigio vive a Mili na novelinha

    A atriz Giovanna Grigio vive a Mili na novelinha

Embora possa ser considerada ainda um sucesso de ibope para os padrões atuais da TV aberta brasileira, "Chiquititas" não está nem de longe repetindo o imenso sucesso que foi "Carrossel", no SBT.

Desde julho, quando o remake da novelinha estreou na emissora de Silvio Santos, ela já perdeu cerca de um terço de seu público. Ou melhor, um em cada três telespectadores do folhetim mirim mudaram de canal.

Lembrando que cada ponto de ibope equivale a 60 mil domicílios siintonizados na Grande São Paulo, em julho a média de "Chiquititas" foi de 12,4 pontos. No entanto, em dezembro, até o último dia 18, essa média já tinha caído para 8,7 pontos.

Claro que parte da queda se deve ao fato de nos finais de ano haver menos TVs ligadas, mas isso é um fenômeno histórico, e a queda da novelinha do SBT foi quase consecutiva. Veja as datas e os números da Grande SP:

Julho - 12,4

Agosto - 11,3

Setembro - 11,4

Outubro - 11,0

Novembro -  9,9

Dezembro (até dia 18 ) - 8,7

O chamado "share" --a chamada participação da novela no universo de TVs ligadas-- também teve grande queda.

Em julho, quase um em cada 5 TVs ligadas em horário nobre assistia a "Chiquititas" (19,6% de share).  Essa porcentagem caiu para 15,3% em dezembro.

A despeito da queda, a média ponderada novela infanto juvenil do SBT continua acima dos 10 pontos, algo raro hoje na TV fora da Globo: 10,8 pontos (julho/dezembro).

"Carrossel" teve 310 capítulos, começou e teve 12,3 pontos de média --o dobro do que o SBT obtinha antes no mesmo horário.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos