Maior público do "BBB14" é das classes A e B, diz pesquisa

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Para quem sempre achou que o público em geral do "Big Brother" é formado por pessoas de pouca escolaridade e/ou integrante das escalas sociais inferiores, números obtidos pela coluna Ooops! jogam por terra essa teoria. Sim, a maioria do público que assiste ao reality show da Globo, que já está em sua 14ª edição, é formada por pessoas de classe AB --em tese, as classes mais educadas e favorecidas.

Ao menos 42% dos telespectadores que vêm acompanhando o "BBB14" pertencem à classe AB -- a mais qualificada e valiosa para anunciantes. Em seguida vem o público identificado como classe C1 (média ascendente), que soma 32%. A classe C2 vem em terceiro com 21% e, por último, as classes D e E, que atingem apenas 6% do universo de telespectadores.

Os números foram obtidos na pesquisa Ibope Media WorkStation/Breaks Controle da Concorrência . A medição foi feita na Grande São Paulo --principal mercado publicitário do país.

Um dado curioso mostra que o público formado pelas classes  D e E caiu nos últimos dois anos, inclusive. No "BBB12" ele chegava a 8%. Já o públlico AB subiu de 39% (BBB12) para  42% este ano.

Mulheres são a principal platéia do programa e somam 63% do público, contra 37% de homens. O programa tem telespectadores em praticamente todas as faixas etárias, inclusive entre crianças de 4 a 11 anos. O programa não é recomendado para menores de 12 anos.

A maior faixa etária que prestigia o programa vai dos 35 anos até acima dos 50 (no total, 54%). Dos 25 aos 34 anos o público médio é de 20%; dos 18 aos 24 é de 11%; e dos 12 aos 17% soma 8%.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos