Ibope de todas as TVs cresce em 2014, só o da Globo cai
O ibope consolidado no mês de abril mostra que todas as emissoras abertas --exceto a Globo-- cresceram em audiência. De janeiro a abril, a vice-líder Record cresceu 27%; o SBT cresceu 20%, a Band cresceu espantosos 30% e até a RedeTV! subiu 23%.
A Globo, no entanto, perdeu 8% de ibope das 7h à 0h na Grande São Paulo, onde cada ponto vale por 65 mil domicílios sintonizados, cada um com 3,3 moradores em média. Em pontuação, a Globo fechou abril com 13,1 pontos, a Record com 6,6 pontos, o SBT com 5,5 pontos, a Band com 2,6 pontos e a RedeTV! com 1 ponto.
Abril fica marcado como o mês que apresentou a menor diferença histórica entre a líder Globo e a segunda colocada, a Record. A diferença foi de apenas 6,5 pontos.
Para efeitos de comparação, o melhor índice de ibope que a Record conseguiu em todos os tempos foi 8,3 pontos, obtidos em 2008. Naquele ano, a média da Globo foi de 17,4 pontos – uma diferença, portanto, de 9,1 pontos.
É também o primeiro ano em que a Record consegue, ainda que ocasionalmente, vencer a Globo nessa faixa das 7h à 0h em alguns dias do mês em praças distantes do eixo SP-Rio, como Belém do Pará e Goiânia (GO).
Também é uma das primeiras vezes que a média de audiência da líder Globo, sozinha, ficou abaixo da soma das concorrentes somadas: Record, SBT, Band e RedeTV! somaram 15,7 pontos contra 13,1 pontos da Globo.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.