Apresentador dos EUA diz que Rio perderá Jogos de 2016

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Jimmy Fallon, apresentador do "The Tonight Show", fez troça sobre a (suposta) incapacidade do Rio de Janeiro de abrigar os próximos Jogos Olímpicos, em 2016. Sob gargalhadas da plateia, o showman e humorista saudou antecipadamente Londres como a nova sede das Olimpíadas 2016, uma vez que, para ele, o Rio não terá condições de abrigar o evento.

"Eu soube que o Comitê Olímpico Internacional já consultou Londres sobre a possibilidade de a cidade abrigar as Olimpíadas em 2016, caso o Rio de Janeiro não esteja preparado para isso", disse Fallon com fingida preocupação, e com as mãos nos bolsos das calças, logo na abertura do programa.

"Bem, se é assim, eu gostaria aqui de saudar Londres como... A mais nova sede das Olimpíadas 2016! Parabéns!", completou Falon, entre risos. O comediante não acredita que o Rio vá cumprir os prazos do COI a tempo.

Na verdade ele apenas reverberou humoradamente rumores que há meses circulam no mundo esportivo: De que o Rio --no que seria uma ação inédita do COI-- pode perder o direito à sede dos Jogos Olímpicos devido ao atraso nas obras esportivas, de infraestrutura necessária para o evento, e também por causa da violência na cidade.

Há um rumor específico de que o COI acompanhará com atenção o desenvolvimento da Copa 2014 no Brasil, especialmente todos os jogos que ocorrerem no Rio. Dependendo de problemas que possam ocorrer, seja em termos de desorganização ou de eventuais manifestações violentas dentro e fora do estádio, o comitê máximo das Olimpíadas estudaria cancelar os Jogos de 2016 no Rio.

O COI já negou esse rumor recentemente. Por meio de seu porta-voz, em abril último, o COI disse que não pensa em mudar a sede dos jogos. 

Também negou outro rumor: de que o COI faria uma "intervenção" no Comitê Olímpico Brasileiro e na organização do evento no Brasil, por causa do atraso no cronograma de obras. No entanto, até o momento não houve negativa sobre a suposta consulta a Londres como "plano B". 

A propósito, autoridades de Londres já afirmaram que a cidade tem sim, condições de abrigar novamente os jogos, mas que a cidade teria de se avisada com pelo menos um ano de antecedência. Toda a infraestrutura já está lá, na verdade. Eles só teriam de promover poucas mudanças e alertas no sistema de transporte e na rede hoteleira e turística da cidade. Seria algo inédito também, se ocorresse: A mesma cidade abrigar duas Olimpíadas consecutivas (2012 e 2016).   

O programa de Jimmy Fallon, que desde março substitui Jay Leno, foi exibido no Brasil na madrugada desta terça-feira (20), com exclusividade, pelo canal GNT. Além de apresentador, Fallon, 39 anos, é humorista e músico. Tornou-se mundialmente famoso nos anos 90 graças a seus quadros no programa "Saturday Night Live", da NBC.

Ele já apareceu no papel de si mesmo, como convidado, em seriados como "Family Guy", "Vila Sésamo", "30 Rock" e, dois anos atrás, na última temporada de "iCarly", onde surgiu como um apresentador de TV que elogia o seriado de internet. "iCarly" trata de um webshow de sucesso feito em Seatle e é exibido diariamente na Band, às 10h50.

A participação de Jimmy Fallon no seriado juvenil estrelado por Miranda Cosgrove se mostrou, aliás, uma surpreendente "profecia": Ele aparece como dono de um talk show solo na TV norte-americana, o que só ocorreria dois anos após "iCarly". Agora, espera-se que ele não acerte "aquela" outra profecia, tão negativa para o Rio e o Brasil.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos