Universal usa Led Zeppelin para anunciar templo; ouça

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

O bispo Edir Macedo e a Universal estão usando trecho de uma música nada religiosa para anunciar a inauguração do Templo de Salomão, obra de mais de R$ 350 milhões que vai virar a principal sede da igreja no país. A música em questão é um trecho de "Kashmir", da banda britânica Led Zeppelin. Veja abaixo:

O trechinho, de cerca de 30 segundos, que vem sendo usado é uma versão orquestrada e com coral de dezenas de vozes da música original do Led. Está sendo exibido e tocado na TV Record, na Band, na RedeTV! e no canal 21, durante chamadas que conclamam fiéis e outras pessoas a participarem da cerimônia de lançamento da obra.

Toneladas de pedras foram enviadas de Israel para revestir colunas e partes do templo. A construção pretende ser uma réplica exata de obra semelhante citada no Velho Testamento, ou Torah judaico, construída pelo Rei Salomão.

"Kashmir" foi composta em 1974 e lançada no ano seguinte, como parte do álbum "Physical Graffiti", o sexto do Led. Todos os membros vivos da banda consideram "Kashmir" um de seus maiores e mais bem sucedidos sucessos.

O álbum está na lista de 200 obras definitivas do Rock and Roll Of Fame. A revista "Rolling Stone" o situa como o 70º melhor álbum de rock de todos os tempos.

A letra foi escrita por Robert Plant. Segundo ele, quando se encontrava em viagem pelo deserto do Saara. Inicialmente se chamaria "Driving to Kashmir". A música teria inspirado inclusive uma obra de outra banda britânica, o Deep Purple. Embora com andamento diferente, "Perfect Strangers" (1984) tem alguns compassos e notas que teriam sido inspirados pelo clássico do Led.

A letra de "Kashmir" fala de um suposto viajante do tempo e do espaço, que conta uma história sobre um dia em que "tudo será revelado".

Não deixa de ser curioso e interessante uma igreja evangélica e conservadora utilizar uma música tão secular para anunciar uma obra religiosa. Ainda mais quando nos lembramos que o próprio Edir Macedo já atacou poucos anos atrás até a música gospel, classificando alguns de seus intérpretes como "endemoniados" (especificamente a banda Diante do Trono).

No entanto, Macedo dá claros sinais de que entende bastante de música. Ou, ao menos, de músicas que tenham o poder de criar catarses ou impactos emocionais em multidões, como "Kashmir".

No início dos anos 80, quando a Universal começava a se espalhar pelo Brasil (e também pela TV brasileira), antes dos cultos, várias unidades da igreja de Macedo receberam fitas cassete para tocar em seus sistemas de som (e até em chamadas na televisão): tratava-se nada menos que "On The Turning Away" ---uma das mais belas e imponentes músicas já compostas pela psicodélica banda britânica Pink Floyd.

Veja abaixo a íntegra de "Kashmir", interpretada pelo Led Zeppelin e Jason, filho de John Bonham, na bateria pelo "Celebration Day".

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos