Além de SP, Globo cai no ibope em todo o país

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

  • Divulgação

Depois de amargar o pior resultado de todos os tempos em São Paulo, a Globo soube nesta quarta-feira que também bateu um recorde negativo no Brasil como um todo: pela primeira vez a emissora registrou média na casa dos 14 pontos na faixa das 7h à 0h --o chamado horário comercial da TV brasileira.

Até agosto, o pior resultado da Globo fora em fevereiro deste ano, quando marcou 14,6 pontos. Pela metodologia pode-se arrendondar esse resultado para 15 pontos. Mas no mês passado a média de audiência nos principais centros metropolitanos do país ficou em 14,1 pontos --ou seja, baixa para 14. Cada ponto medido nacionalmente (chamado de PNT) equivale a 202 mil domicílios sintonizados no canal, somando 3,4 habitantes por domicílio.

Na comparação com dez anos atrás, a Globo perdeu 40% de ibope --ou 2 em cada 5 telespectadores, que migraram para outros canais, para a TV paga, para a internet ou passaram a usar a TV mais para ver DVDs ou praticar games. Ou seja, a Globo perdeu mais de 6 milhões de telespectadores.

Apesar da queda no Painel Nacional de Televisão medido pelo ibope, a Globo continua líder isolada em todo o país, e seus 14 pontos ainda não são atingidos pela soma das demais emissoras: Record (5,2 pontos), SBT (5,2 pontos), Band (2 pontos) e RedeTV! (0,7 ponto).

Se há dez anos a Globo obtinha uma participação de até 60% dos aparelhos de TV ligados, hoje esse índice não passa de 35%. No entanto, a emissora (ou Grupo Globo) abocanha por volta de 80% de toda a renda publicitária do país. Seu lucro no ano passado foi de R$ 2,85 bilhões, com faturamento de R$ 11,5 bilhões. Para efeitos de comparação, o lucro líquido da Globo é maior que todo o faturamento da Record (R$ 2,2 bilhões).

SÃO PAULO

Como o UOL antecipou nesta segunda-feira, em São Paulo a emissora da família Marinho fechou o mês com apenas 19,6 pontos na faixa nobre (das 18 horas à meia-noite) contra 24 pontos no ano passado. Em São Paulo, cada ponto de ibope vale por 65 mil domicílios.

A Globo também despencou na medição do horário comercial (das 7 horas à meia-noite). Ficou com 12,5 pontos, contra 14,5 pontos em agosto de 2013.
 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos