Globo imita concorrentes e lança jornal matinal "Hora Um"

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Thiago Duran / AgNews

    Monalisa Perrone vai comandar o "Hora Um"

    Monalisa Perrone vai comandar o "Hora Um"

Num claro sinal de que já foram os tempos em que a Globo era quem ditava as regras e as demais corriam atrás, a emissora da família Marinho exibe o "Globo Rural" durante a semana pela última vez na próxima sexta. A partir de segunda-feira (1), a Globo terá desde as 5h o telejornal "Hora Um", apresentado por Monalisa Perrone. O "Globo Rural" deverá ser apresentado somente aos domingos.

Trata-se daquilo que se pode chamar de "passada de recibo" por parte da Globo às concorrentes SBT e Record. Ambas vinham ganhando terreno ou, no caso do SBT, até obtendo até a liderança de ibope entre o final da madrugada e início da manhã: o SBT com o "Notícias da Manhã" e a Record com o "Balanço Geral" matinal.
 
Com isso a Globo está reproduzindo o conteúdo das concorrentes também no volume de horas de jornalismo e entretenimento na faixa matinal. Depois do "Hora Um" (das 5h às 6h), a emissora terá o "Bom Dia São Paulo", que vai até as 7h30. Em seguida, começará o "Bom Dia Brasil", que só termina por volta das 9h. Ou seja, cerca de quatro horas consecutivas de jornalismo, como já ocorre no SBT e começa também a ocorrer na Record.
 
Os programas seguintes da Globo, de entretenimento e saúde, também poderiam ser considerados "imitações" da rival Record: "Bem Estar" e "Encontro com Fátima" são obviamente inspirados no "Hoje em Dia". Já Ana Maria Braga é simplesmente uma criação da própria Record.
 
Duros tempos
A Globo começou a perder ibope depois da estreia do "Notícias da Manhã", do SBT. No confronto com o "Globo Rural", o telejornal de Silvio Santos chegava a vencer por 5 a 4 em média na Grande São Paulo.
 
Com a estreia da edição matinal do "Balanço Geral", com Fabíola Gadelha, a Record também passou a crescer nesse horário, obtendo atualmente por volta de três pontos. Com a diferença que o "Balanço" de Fabíola pega o ibope quase que no zero, já que antes dela há programação só da Igreja Universal.
 
As mudanças na Globo são sinal de que a líder não vai assistir à concorrência morder suas bordas. Cada ponto de ibope em São Paulo vale por 65 mil domicílios sintonizados.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

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