Império

"Império" atrasa e gravações são feitas às pressas no Rio de Janeiro

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução/Gshow/Império

    Marjorie Estiano como Cora em "Império"

    Marjorie Estiano como Cora em "Império"

Uma série de problemas técnicos e motivos humanos fez com que as gravações da novela "Império", da Globo, atrasassem de forma extremamente perigosa para os padrões da emissora.

Normalmente há no mínimo 20 capítulos de "janela" em todas as novelas, ou seja, em relação ao capítulo que vai ao ar hoje, há outros 20 já totalmente gravados ou em fase de finalização.

Mas não é o que vem ocorrendo em "Império" desde dezembro: os atores e atrizes estão gravando suas cenas em um dia e essas cenas estão indo ao ar no dia seguinte. Algo só visto no passado, devido ao atraso na entrega dos textos por parte de novelistas como Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos.

No caso de "Império", o novelista Aguinaldo Silva não tem nenhuma responsabilidade nos atrasos, já que escreveu vários capítulos com antecedência e há uma boa "janela" no material escrito.

O problema mesmo está no ritmo das gravações. Muitos artistas não puderam nem aproveitar a folga de Natal e Ano-Novo.

Mal comemoraram o Natal, tiveram de se apresentar novamente ao Projac na semana passada para gravar novas cenas. Foram novamente liberados para o Ano-Novo e já voltaram ao batente.

Um dos motivos de atraso foi o afastamento de Drica Moraes, uma das "Coras" da novela. Aguinaldo Silva soube do afastamento e rapidamente reescreveu algumas cenas para  Marjorie Estiano (que estava nos primeiros capítulos no mesmo papel, saiu na "segunda fase" e voltou em forma de "licença dramatúrgica" com a saída de Drica.

Aguinaldo teve de mexer pouco no seu trabalho com a mudança, mas sobrou para a direção da novela refazer inúmeras cenas.

Além disso, há um atraso cumulativo em gravações desde a estreia de "Império" -- esse sim um problema mais difícil de resolver.

"Império" registrou audiências na casa dos 25 pontos em dezembro, mas é sabido que o mês de festas de fim de ano é atípico e tem, historicamente, menos ibope que outros meses. Isso vale para todas as emissoras.

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos