Xuxa e Record seguem conversas; Globo fica mais longe

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Se depender do andamento das primeiras reuniões da Globo para manter Xuxa em seu elenco, a apresentadora já está com um pé na TV Record.

Fracassaram as primeiras conversas entre a emissora e Xuxa, que recebeu convite formal da Record e com quem negocia há pelo menos um ano.

A apresentadora, inclusive, continua mantendo contato constante com a direção da Record nos últimos dias.

O convite da concorrente pegou a Globo totalmente desprevenida, mas comoveu Xuxa. Ela ficou encantada não só com os projetos da Record para ela, mas também com o carinho com que os diretores da emissora a trataram.

Diferentemente da gestão anterior, de Honorilton Gonçalves, o atual vice-presidente, Marcelo Silva, se empenhou diretamente nas negociações com a loira.

No final do ano, vários diretores globais tiveram de ser chamados às pressas para tentar apagar o incêndio causado pela concorrente.

A emissora se mobilizou para apresentar projetos futuros para Xuxa, mas, aparentemente, nenhum a seduziu até o momento.

Além disso, tudo indica que a Record ofereceu a Xuxa mais do que ela ganha hoje na Globo, o que deve obrigar a emissora a fazer um "upgrade" de seu salário também, caso ela fique.

As conversas com a Globo devem continuar esta semana, mas a Record já vive um clima de festa (e muita provocação).

Na semana passada, durante a coletiva de lançamento do novo matinal "Hoje em Dia", Marcelo Silva, e o superintendente Paulo Franco (ex-SBT, ex-Fox) citaram Xuxa várias vezes.

Primeiro Silva brincou com os repórteres dizendo que eles podiam fazer qualquer pergunta, "inclusive sobre o novo programa da Xuxa".

Depois Franco disse ao UOL, irônico: "Se a Globo quiser, podemos fazer uma parceria e dividir Xuxa. A gente paga metade do salário dela, e ela tem programa lá e programa aqui também. Pra gente não tem problema".

HISTÓRICO

Embora tenha anunciado que Xuxa estava se afastando da TV por causa de um problema de saúde (uma lesão em articulações dos pés), a Globo já a vinha mantendo na geladeira havia pelo menos um ano.

Fontes na Globo ouvidas por esta coluna no ano passado revelaram que a emissora não tinha nenhum projeto para a apresentadora para 2015.

O convite da Record fez com que a Globo tivesse de refazer seus planos, mas, segundo esta coluna apurou, seria apenas para 2016, se tanto.

Depois de ver vários de seus artistas irem para a Record, em anos passados, desde 2013 a Globo mudou de estratégia e começou a fazer convites para tê-los de volta. Antes, o recado era que eles nunca mais pisariam na casa.

Pois agora estão pisando.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos