TV paga atinge 20 milhões de lares; 60% só veem TV aberta

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Após anos de expectativa, finalmente chegou a 20 milhões o número de lares brasileiros com pontos de TV por assinatura. Embora paguem mensalidades que variam de R$ 50 a R$ 300, quase 60% desses assinantes continuam assistindo somente canais abertos (e gratuitos).

Esses números se referem a todo ano de 2014 e início de 2015, e foram obtidos com exclusividade pelo UOL. Fazem parte da pesquisa apenas a audiência mensurada pelo Insituto Ibope em lares que têm TV paga.

Esses 20 milhões de pontos domiciliares equivalem a um universo de mais de 60 milhões de brasileiros.

Essas pessoas pagam para desfrutar de dezenas de canais culturais, científicos, de humor, música, comportamento, saúde ou esportes, mas o hábito faz com que a grande maioria continue sintonizando apenas Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!

Uma das teses para esse comportamento, além do hábito em si, é que muita gente, em vários pontos do país, ainda recebe um  sinal de TV (imagem e som) de baixa qualidade.

Ao assinar um pacote de TV paga, seja por cabo, fibra ou satélite, o sinal passa ser digital, e, claro, melhora absurdamente. Fica perfeito.

Isso explica porque em várias regiões do país, especialmente a Norte e Centro-Oeste, cresce cada vez mais o consumo de TV por satélite.

Cabe questionar se um fenômeno, que já ocorreu no passado em países como os EUA, possa se repetir no Brasil.

A saber: a partir de 2018 todas as TVs abertas terão apenas transmissões digitais, o que vai melhorar sensivelmente a qualidade de recepção em todo território.

Nos EUA, anos atrás, quando a TV digital passou a ser a regra, muitos assinantes abandonaram os pacotes de TV paga e retornaram à sintonia da TV aberta pura e simples, pois era gratuita.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

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