Record quer parceria com Globo, SBT e Band

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Edu Moraes/Divulgação/Record

    5.nov.2014 - O superintendente artístico da Record, Paulo Franco: "Tudo que for racional e levar à economia nos interessa"

    5.nov.2014 - O superintendente artístico da Record, Paulo Franco: "Tudo que for racional e levar à economia nos interessa"

Não, amigos leitores do UOL, vocês não estão sonhando e tampouco o título acima está errado. É isso mesmo: a Record pretende buscar parcerias com Globo, SBT e até Band na transmissão de eventos, negociação de produtos e mesmo na produção de programas.

Quem afirma isso é Paulo Franco, superintendente artístico da Record, que acaba de voltar de uma grande feira internacional de TV, a Natpe, que ocorreu em Miami na semana passada.

"Nós queremos fazer parcerias, sempre que for possível. Pode ser com Globo, com SBT, com Band, com quem for, inclusive portais de internet. As parcerias são algo natural e uma forma de reduzir gastos, não só para nós, mas para todo mundo", declara Franco.

"Tudo que for racional e levar à economia nos interessa."

A declaração de intenção do superintendente significa uma guinada radical na política da Record nos últimos dez anos -- que sempre se dedicou mais ao confronto corporativo que à cooperação.

Segundo Franco, a parceria pode ser feita especialmente no caso de eventos esportivos ou mesmo na compra de conteúdo.

Lourival Ribeiro/SBT
A novelinha "Carrossel", do SBT, vai ao ar em Moçambique pela Record Miramar

Isso já começou a ocorrer: recentemente, a Record Miramar (braço da emissora no Moçambique) comprou os direitos de exibição de "Carrossel", do SBT.

Até a Globo parece estar disposta a conversar com a antes arqui-inimiga. No final do ano passado, a emissora da família Marinho chegou a oferecer o direito de coexibição da Copa do Brasil à Record, mas a emissora de Edir Macedo não se interessou.

No entanto, é possível que haja algum tipo de acordo para a transmissão das Olimpíadas de 2016, no Rio.

Nada impede, diz Franco, que outros produtos possam no futuro ser adquiridos ou produzidos pelas duas. "Tudo é questão de negociação", afirma.

O executivo da Record disse ao UOL, pouco antes de viajar para a Natpe, que uma de suas metas na feira seria encontrar executivos de outras emissoras e discutir "sociedades de produção", além de saber o que estariam vendendo na feira.

Um dos cacifes que a Record pode oferecer a emissoras como SBT e Band é a possibilidade de gravarem suas produções usando a infra-estrutura de seus estúdios RecNov, no Rio. 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos