Império

Reta final de "Império" eleva ibope do "Jornal Nacional"

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução/"Império"/GShow

    Cora e Comendador têm seus últimos momentos juntos na reta final de "Império"

    Cora e Comendador têm seus últimos momentos juntos na reta final de "Império"

A reta final da novela "Império" está ajudando de forma decisiva a recuperação da audiência do "Jornal Nacional". O principal produto jornalístico da Globo estava marcando apenas 19,7 pontos em setembro do ano passado, mas este mês já está na casa dos 25,9 pontos. Trata-se de um aumento de telespectadores em torno de 25%.

Nesse mesmo período, a novela passou de 28,6 pontos (em setembro) para 35,8 pontos, em medição feita até a última quinta-feira.

Mais telespectadores parecem estar parando na Globo desde o "JN" já à espera de "Império", numa espécie de "efeito cascata" inverso, fenômeno que já ocorreu em outros sucessos.

Podia até ser o contrário: que o "JN" estivesse, isso sim, levando mais público à novela, mas isso só seria possível se houvesse um momento noticioso de grande impacto ou de sucessivos furos jornalísticos do jornal.

Não é o caso agora. Temos no momento o escândalo do petrolão, que já está na pauta de todo mundo há meses, e crimes e crises mundo afora, mas nada como uma tragédia inusitada e de grandes proporções, tampouco noticiário exclusivo de impacto

Falando em sucesso, "Império" até está indo bem nesta reta final, mas sua média geral até agora é de 32,2 pontos (cada ponto vale por 67 mil domicílios).

Isso é mais do que registrou "Em Família", por exemplo (cerca de 30 pontos) mas é só. A novela de Aguinaldo Silva ainda perde para "Salve Jorge" (35,4 pontos), "Amor à Vida" (35,4 pontos), "Avenida Brasil" (38,8 pontos), e "Fina Estmpa" (39,2 potos), e todas as anteriores na média de audiência.

Mesmo que se faça a "correção" do índice de pontos de ibope em relação a anos anteriores (no ano passado cada ponto valia por 65 mil domicílios), essa variação seria inexpressiva e não alteraria o resultado.

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos