Império

"Império" acaba com 2º pior ibope da história da Globo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

colunista do UOL

Em termos de pontos de ibope, "Império" engrenou em seus últimos dias, alcançando até 44,2 de ibope e 65% de "share" na véspera (ibope consolidado) e 46 no último capítulo (audiência prévia; a consolidada só será conhecida na segunda-feira). 

Porém, isso não foi suficiente para levantar a média geral da novela de Aguinaldo Silva, que terminou com a 2ª pior média de todos os tempos entre as novelas das 21h, na Globo. "Império" ultrapassou apenas a malsucedida "Em Família", de Manoel Carlos.

Nos bastidores da emissora, a justificativa é que o mau desempenho também se deveu ao fato de a novela, que terminou ontem, ter estreado após a ressaca da Copa do Mundo e o vexaminoso 7 a 1 sofrido na partida contra a Alemanha. 

Os 44,2 pontos ocorreram com o sequestro de Cristina (Leandra Leal) e a morte do comendador José Alfredo (Alexandre Nero). Veja a audiência média das últimas novelas da Globo às 21h.

Hoje cada ponto vale por 67 mil domicílios sintonizados. No ano passado equivaliam a 65 mil, mas essas diferenças não chegam a alterar o resultado, que pode ser comparável da mesma forma.

Fina Estampa - 39,2 pontos (62,2% de share)
Avenida Brasil - 38,8 pontos (62,4% de share)
Salve Jorge - 34,2 pontos (56,4% de share)
Amor à Vida - 35,7 pontos (57,8% de share)
Em Família - 29,7 pontos (47,9% de share)
Império - 32,8 pontos (52,0% de share)

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos