"Sete Vidas" repete "Boogie Oogie" e começa mal de ibope

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Cenas de 'Sete Vidas'
Cenas de 'Sete Vidas'

Após a primeira semana, a novela "Sete Vidas" registra ibope semelhante ao de sua antecessora, "Boogie Oogie", de Rui Vilhena. Ambas registraram 19,8 pontos de média nos primeiros dias (cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP).

O problema é que "Boogie", encerrada sexta-feira passada, começou com esses números e acabou com o pior ibope em pontos já obtido por uma novela das 18h na Globo: a trama de Rui Vilhena fechou com só 17,4 pontos.

Isso significou 0,4 ponto a menos que a anterior, "Meu Pedacinho de Chão" --até a então o pior ibope da faixa horária.

Mas ainda há esperanças: "Flor do Caribe", por exemplo, obteve média ainda menor em sua primeira semana (17,6 pontos), mas terminou com média geral de 21,2 pontos --um resultado que pode ser considerado ótimo para a Globo na atualidade.

Nos últimos dez anos, em pontos, a novela que mais ibope teve às 18h foi "Alma Gêmea" (38,6 pontos), de Walcyr Carrasco.

Foi seguida por "Chocolate com Pimenta" (35,3) e o remake de "Cabocla" (34,6 pontos).

Os menores índices em uma década são de "Meu Pedacinho" (17,8), "Lado a Lado" (18,2) e "Joia Rara" (18,4).

ALAVANCA DE IBOPE

A novela das 18h tem uma importância estratégica para a Globo. É essa novela que deve começar a alavancar o chamado horário nobre (das 18h à 0h) e deixar audiência "por herança" para as atrações subsequentes.

Quando uma novela das 18h vai mal, ela pode derrubar o ibope da trama das 19h e até do "Jornal Nacional".

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos