Sem investir, SBT passa Record e é vice de ibope no país

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Lourival Ribeiro/ SBT

    Cena da novelinha "Chiquititas", do SBT, em que Mili e Mosca se beijam pela primeira vez

    Cena da novelinha "Chiquititas", do SBT, em que Mili e Mosca se beijam pela primeira vez

Sem quase nenhum alarde, e quase nenhum investimento, o SBT completou em março o décimo mês consecutivo como vice-líder isolado de ibope em todo o país, nas 24 horas do dia.

Os dados, consolidados, foram obtidos com exclusividade pelo UOL.

Apesar dos fortes gastos da Record em programação, o SBT marcou no mês passado 4,8 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), enquanto a Record teve apenas 4,4 pontos. Nas 24 horas, a Globo é líder isolada com 13 pontos de média (cresceu 8% em um ano)

Pelo PNT, índice que mede a audiência nas principais regiões metropolitanas do país, cada ponto equivale a 233,4 mil domicílios --com cada domicílio tendo em média 3,3 moradores.

Já o ibope apenas na Grande São Paulo --que não está sendo usado neste texto-- equivale a 67 mil domicílios.


Faixa nobre e cara

Em um ano, no Brasil, o SBT cresceu 17% (de 4,1 pontos para 4,8). Na faixa nobre, a mais valiosa (18h a 0h), a emissora de Silvio Santos cresceu 23%, enquanto a Record subiu modestos 7%. Com a reta final de "Império", a Globo cresceu 11%.

Cabe observar que, na medição de casas decimais, a Record ainda fica na frente no horário nobre, mas ela tinha 6,8 pontos em 2014, contra 5,8 pontos do SBT.

Este ano, em março, essa diferença caiu para apenas um décimo: 7,3 x 7,2 pontos.

Porém, se for mantido o recente sucesso de "Os Dez Mandamentos" (médias de dois dígitos), levando em conta também os bons índices de Gugu nas noites da Record, é provável que essa margem sofra alguma modificação em breve, a favor da Record, ao menos no horário nobre.

Globo cresce de manhã

O período que a Record mais perdeu audiência em todo o país foi a matinal: caiu 10% entre março do ano passado e deste ano. Só que o SBT anda estagnado nessa faixa, em 3,2 pontos.

Já a Globo cresceu 8% nas manhãs, para 7,9 pontos de média (contra 7,3 em 2014).

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

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